Documento em português

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
rociobonato
Livello1
Livello1

Documento em português

Messaggio da rociobonato »

Olá! Alguém me ajudou com este documento em português (falo espanhol) e a escrita é quase legível. Eu acho que diz João Batista Bonatto (Gio Batista) e Angela Piana dizem. Desde já, muito obrigado.

https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... 89LC-3GZH pagina 549
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... -89LC-3GWQ pagina 550
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... 3GWY?i=550 pagina 551 (Bonato Domenico)

crviero
Moderatore
Moderatore

Re: Documento em português

Messaggio da crviero »

1. Assento de Casamento n. 34
Aos dezoito dias do mês de maio de mil novecentos e um (18/5/1901), nesta Villa de Bento Gonçalves, na casa da Intendência Municipal, lugar das audiências, pelas duas horas da tarde, aí presente o cidadão Domingos Loss, primeiro suplente do Juiz Distrital em exercício comigo escrivão de seu cargo e as testemunhas Galeazzi João Baptista e Bozzetto Francisco, receberam-se em matrimônio o cidadão Bonatto João Baptista, filho legítimo de Bonatto Luigi e de Pillati Margherita, com trinta e oito anos de idade, natural da Itália, de profissão lavrador, viúvo de Joanna Fossa, católico e residente na Linha Clementina, distrito deste Termo, com D. (dona/senhora)Angela ...Piana, filha legítima de Angelo Piana e de Helena Cenzi, com trinta e seis anos de idade, natural da Itália, de profissão lavradora, solteira, católica e residente na mesma Linha (Clementina), os quais no mesmo ato declararam que de seu consórcio tem já dois filhos sendo: Cassianilla, nascida no dia vinte e três de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e oito (23/2/1888) e Luigi nascido no dia vinte e um de abril de mil oitocentos e oitenta e nove (21/4/1889). Em firmeza do que eu Julio Lorenzoni lavrei este ato que assina o Juiz com os nubentes e as testemunhas supramencionadas, sendo quem assina a rogo da nubente que não sabe escrever, Maito Guerino que estava presente. Eu, Jacintho Runzani(??) escrivão dos casamentos o escrevi. Domingos Loss
Bonato Gio Batista
Maito Guerino
Galleazzi Giovan Batista com 30 anos de idade, lavrador, residente neste Termo
Bozzetto Francesco com 46 anos de idade, moleiro, residente no município de Caxias (do Sul)

Observación:
Como dice anteriormente, Angela Piana es hermana de Giovanni Battista Piana, pues son hijos de Angelo Piana e Elena Cenci (Cenzi?)

O casamento de Domingos Bonato mando mais tarde.

rociobonato
Livello1
Livello1

Messaggio da rociobonato »

Obrigado! Como você explica que na certidão de nascimento de Luiz ele diz filho legítimo? ele nasceu em 1889, e eles se casaram em 1901 ... e na igreja me disseram que em 1900 ...
a certidão de nascimento não teria que dizer filho natural?

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

rociobonato ha scritto:
lunedì 8 giugno 2020, 22:53
Obrigado! Como você explica que na certidão de nascimento de Luiz ele diz filho legítimo? ele nasceu em 1889, e eles se casaram em 1901 ... e na igreja me disseram que em 1900 ...
a certidão de nascimento não teria que dizer filho natural?
Olá, o lógico (e legal) seria filho "natural" ou até "ilegítimo", pois não eram casados nem civil e/ou religiosamente.
Quando casaram-se civilmente, declararam os filhos e isso os legitimou a partir daquela data.

Segue o casamento do Domenico Bonato.
Assento de casamento nr 35
Aos dezoito dias do mês de maio de mil novecentos e um (18/5/1901), nesta Villa de Bento Gonçalves, na casa da Intendência Municipal, lugar das audiências, pelas duas horas da tarde, aí presente o cidadão Domingos Loss, primeiro suplente do Juiz Distrital em exercício comigo escrivão de seu cargo e as testemunhas Galeazzi João Baptista e Bozzetto Francisco, receberam-se em matrimônio o cidadão Bonatto Domenico, filho legítimo de Bonatto Luigi e de Pillati Margherita, com vinte e um anos de idade, natural da Itália, de profissão lavrador, solteiro, católico e residente na Linha Brasil, distrito deste Termo, com dona Bertoncello Caterina, filha legítima de Bertoncello Francesco e de Comacchio Luigia, com vinte e um anos de idade, natural da Itália, de profissão lavradora, solteira, católica e residente na mesma Linha, os quais no mesmo ato declararam que de seu consórcio tem já uma filha de nome Marguerida Luigia nascida no dia cinco de abril do ano próximo passado (05/04/1900).Em firmeza do que eu Julio Lorenzoni lavrei este ato que assina o Juiz com os nubentes e as testemunhas supramencionadas, sendo quem assina a rogo da nubente que não sabe escrever Maito Guerino que estava presente. Eu Jacintho ...escrivão que o escrevi.
Domingos Loss
Bonato Domenico
Maito Guerino
Galleazzi Giovan Batista com 30 anos de idade, lavrador, residente neste Termo
Bozzetto Francesco com 46 anos de idade, moleiro, residente no município de Caxias (do Sul)

Rispondi