Scafini - busca batismo ou matrimônio em Pavia

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
scafini1986
Livello1
Livello1

Scafini - busca batismo ou matrimônio em Pavia

Messaggio da scafini1986 »

Olá pessoal.

Estou procurando meu certificado de batismo ou certidão de casamento para meu trisavô Scafini Domenico, filho de Scafini Domenico e Dallera Theresa.

Nascimento: 04/03/1860 (já que ele aparece no túmulo no Brasil)

Lugar de nascimento: Mortara - Pavia - Lombardia - Itália (como aparece no registro histórico de sua imigração no Brasil).

Nome da esposa: Montini Verginia, filha de Montini Giuseppe e Maria.

Scafini Domenico (filho) emigrou em 12-19-1888. Ele chegou a bordo do vaporizador Solferino, de 28 anos. Então veio sua esposa Verginia aos 25 anos de idade e seu filho Luigi aos 3 anos de idade.

Nota: batismo e casamento já eram exigidos no município de Mortara, bem como o batismo na paróquia de Mortara, mas nada foi encontrado.

Se alguém tiver alguma sugestão que possa me ajudar a encontrar dados sobre meu trisavô, ficarei imensamente grato.

scafini1986
Livello1
Livello1

Acrescentando informações:

Depois de imigrar com a esposa Verginia e o filho Luigii, ele acabou vindo para o sul, e recebeu terras em Alfredo Chaves (atual veranopolis - RS). No sul, teve outro filho, também chamado Domenico (Domenico neto). Eu tenho está certidão em inteiro teor e diz apenas que eles vieram do reino da Pavia.

A informação que ele era de Mortara, eu consegui através do livro Alfredo Chaves e seus imigrantes, onde tem dados da secretaria da agricultura do registro histórico do RS. Nesse livro diz quais lotes ele recebeu e diz também que era de Mortara. Mas como já mencionei, uma pessoa já procurou lá para mim e nada foi encontrado.

Acredito que vai ser difícil conseguir mais pistas sobre o nascimento do Domenico, por ele ser de 1860 e os dados estarem apenas em parrochias.

Creio que melhor caminho seria tentar encontrar o seu matrimônio na Itália com Verginia Montini, ou o nascimento do filho que imigrou junto, o Luigi Scaffini, que deve ter nascido entre 1884 e 1885, porém não sei onde mais pesquisar. Será que existe algum registro online dessa região de Mortara, para eu ver as cidades vizinhas?

Obrigado

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá, infelizmente não há registros de Mortara para consultar online.
Entretanto existem dois grupos de registros online no Familysearch que estão disponíveis, mas não contemplam a região onde se localiza Mortara e demais "comuni".

Se você quiser poderia dar uma olhada nesses registros.

1. https://www.familysearch.org/search/ima ... %3D2043830

2. https://www.familysearch.org/search/ima ... %3D2057676

Outra forma seria contatar o "Archivio di Stato" no link abaixo.
http://www.archiviodistatopavia.benicul ... ispondenza

Há uma opção de inserir o sobrenome e fazer uma "ricerca matricole di leva", onde aparecem alguns SCAFFINI, dentre eles um Luigi Scaffini nascido no ano de 1884. Esse Luigi poderia ser o filho de Domenico, só contatando para verificar. Tente, não custa nada.

Boa sorte!

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

scafini1986
Livello1
Livello1

Obrigado pelo retorno e pela atenção.

Realmente existe um registro de Luigi Scaffini de 1884, porem não se trata do filho de Domenico, pois eu consegui ter acesso a esse registro e o nome do pai dele consta como Carlo Scaffini.
Porem a cidade consta como Mortara. Provavelmente sejam da mesma família que eu procuro.
O Luigi filho do Domenico, eu não entendo muito, mas eu acredito que não conste nesses registros de leva, pois ele veio para o Brasil com 03 anos de idade.

Segue imagem do registro que você citou:
https://i.postimg.cc/Xq0wt9j9/Luigi-Sca ... affini.jpg

Immagine

Sobre os registros no FS, já revirei todos eles e não encontro nada.... olhei das comunis proximo de Mortara, que tem digitalizado, registro por registro e não encontrei nada....
Vou tentar entrar em contato com as comuni ao redor de Mortara e que não possui registro no FS.

AldinoQuilici
Livello2
Livello2

Messaggio da AldinoQuilici »

Boa tarde!Trata-se de um filho nascido em 1894.

https://i.postimg.cc/rsZKY2sN/Scafini.jpg

scafini1986
Livello1
Livello1

Bom dia AldinoQuilici...

Este registro que você anexou é de um segundo filho do Domenico, também chamado Domenico, é nascido no brasil, em Veranopolis.... eu possuo esse registro em inteiro teor!

O problema é que ali nao diz a Comune de origem dos pais...
como sei que ele imigrou com um filho nascido na Itália, eu estava tentando buscar o registro desse filho nas mediações de Pavia, mas nenhum resultado positivo até agora...

Talvez se eu buscar pelo lado materno, seja uma opção para achar a origem da família Scafini na Itália. Ali diz que a mãe era Montini, filha de Giusepe e de Maria. Mas tbm deve ser difícil pois acho que Montini deve ser um sobrenome bem comum...

Rispondi