Família Callegari

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
gabrielcalegari
Livello1
Livello1

Família Callegari

Messaggio da gabrielcalegari »

Olá a todos!

Estou pesquisando as minhas origens, e em poucos dias tenho conseguido resultados maravilhosos.

Meu antenato italiano se chamava Giovanni Vittorio Callegari e sua esposa Alcisa Dassen.

Tiveram dois filhos na Itália antes de chegar ao Brasil: Agamennone Callegari e Norma Callegari. Meu bisavô nasceu no Brasil 4 anos após a chegada.

Encontrei na web que Agammenone está registrado em Vicenza, conforme link abaixo.

http://www.arsas.org/leva/article/51947

Porém não consegui encontrar nenhuma informação sobre seu pai Giovanni Vittorio Callegari. Vocês saberiam me ajudar com alguma dica de onde encontrar informações sobre seu registro de nascimento?

Ele chegou ao Brasil em 1892. Há registros que dizem que ele teria chegado com 27 anos (registro da hospedaria de imigrantes) e registros de que ele chegou com 32 anos (registro do porto). Portanto, ele teria nascido entre 1860 e 1865.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Gabriel, bem vindo ao forum!
O fato de não encontrar no referido site informações sobre o pai, Giovanni Vittorio, deve-se ao fato de ele ter nascido cerca de 1860.

Sugiro que você escreva para o email do site e solicite a possibilidade de obter informação do pai do Agamennone, cujo nascimento encontra-se ali informado. É bem provável que o(s) responsáveis encaminhem o seu pedido ao Arquivo da Cúria, em Vicenza, para localizar onde o GV foi batizado.

Os registros anteriores a 1871 só são encontrados na referida paróquia na qual nasceu o seu "antenato".

Boa sorte!

gabrielcalegari
Livello1
Livello1

Obrigado, Cesar!

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Uma outra dica para obter mais informações sobre o Giovanni Vittorio Callegari seria tentar obter o registro de casamento dele, ou então os registros de nascimento dos filhos que ele teve na Itália.

Muitas vezes é possível encontrar os "allegati di matrimonio" (no Family Search ou no Ancestry.it) e ali você poderá obter informações mais precisas sobre a data de nascimento, paróquia onde foi batizado, etc. Boa sorte!

Agora um outro comentário: esses Archivi Storici ajudam bastante, também consegui novas informações sobre antepassados a partir de dados encontrados nos arquivos de Padova e de Treviso. Alguém sabe dizer se Belluno também tem esses registros online? Obrigado!

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá, Fer...

ref. a Belluno, você poderá acessar o site do Ancestry.it, cadastrar-se, mas só via pagamento de anuidade em euros. Não se assuste, é bem acessível. Coisa em torno de 9, 10 euros.
São os registros desde 1871 até mil e novecentos e poucos.

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Ei, Cesar, muito obrigado!

Já fiz o registro no Ancestry.it e tenho usado bastante . Aliás, foi você quem me deu essa dica uns tempos atrás. Mas, infelizmente, não dá pra fazer uma busca efetiva por nomes e sobrenomes nos registros.

Nesses sites de arquivo histórico, a possibilidade de buscar por nomes e sobrenomes nas "lista di leva" ajuda bastante. Encontrei alguns antepassados que eu não sabia que existiam assim, e depois fui confirmar nos documentos do Ancestry.it ou do Family Search.

No Arquivo de Padova (http://www.aspd.beniculturali.it/leva_login.php) há uma dificuldade maior porque não é possivel buscar apenas por sobrenome, devendo-se colocar o nome também. Estou pensando em mandar um e-mail pra eles para ver se liberam as pesquisas preenchendo apenas um dos campos de busca, como é feito no site de Treviso:
http://ricerchegenealogiche.archiviodis ... olari.aspx

Seria uma grande revolução (ao menos pra mim que tenho antepassados naquela região) poder fazer buscas mais ampliadas.

gabrielcalegari
Livello1
Livello1

Muito obrigado! Vou buscar pelos allegati di matrimonio.
fermton ha scritto:Uma outra dica para obter mais informações sobre o Giovanni Vittorio Callegari seria tentar obter o registro de casamento dele, ou então os registros de nascimento dos filhos que ele teve na Itália.

Muitas vezes é possível encontrar os "allegati di matrimonio" (no Family Search ou no Ancestry.it) e ali você poderá obter informações mais precisas sobre a data de nascimento, paróquia onde foi batizado, etc. Boa sorte!

Agora um outro comentário: esses Archivi Storici ajudam bastante, também consegui novas informações sobre antepassados a partir de dados encontrados nos arquivos de Padova e de Treviso. Alguém sabe dizer se Belluno também tem esses registros online? Obrigado!

Rispondi