Comune di nascità de Giovanni Marchiani

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
hebreu3011
Livello1
Livello1
Messaggi: 8
Iscritto il: sabato 2 gennaio 2016, 17:34
Contatta:

Comune di nascità de Giovanni Marchiani

Messaggio da hebreu3011 »

Boa Tarde à todos,

Procuro registro de nascimento de Giovanni Marchiani, nascido em 15/08/1869 na Provincia de Ferrara. Seu pai se chamava Anacleto Marchiani e sua mãe Genebra/Genevra ou Giovanna Stefanatti. Ele imigrou ao Brasil entre 1890 e 1900. Já enviei e-mail para todas as comunes da região de Ferrara. Recebi uma resposta da Comune de Berra. Mas os dados contidos no documento enviado não batem com os dados que tenho, como o sobrenome Marchioni ao invés de Marchiani, data de nascimento 15/09/1867, o nome do pai Cleto Marchioni. No Brasil, ele entrou como turista. Alguém sabe onde posso encontrar registros de turistas no Brasil, entre 1890 e 1900.

Desde já agradeço,

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Messaggio da crviero »

Caro pesquisador, bem vindo ao forum.
Não há necessidade de postar duas vezes o mesmo pedido. O fato de existir a seção em português é justamente para facilitar a comunicação.

Você informa nomes e datas que possui e discorda das informações recebidas em função da variação na grafia de nomes e também de datas. Bem, os dados que você tem são corretos e confiáveis, sem qualquer dúvida? Como você pode ter certeza de que estejam corretos os seus dados. Quê documentos você tem para confrontar com o fornecido pelo Comune di Berra?

Você só citou as discrepâncias na data de nascimento e nome do pai, e o nome da mãe como está?

Variações nos nomes e sobrenomes são comuns nos países de destino.

Se puder esclarecer, poderá tornar a ajuda mais profícua.
Cesar

hebreu3011
Livello1
Livello1
Messaggi: 8
Iscritto il: sabato 2 gennaio 2016, 17:34
Contatta:

Messaggio da hebreu3011 »

Caro Cesar,

Perdão por ter postado por duas as mesmas informações. Bem, possuo o atestado de óbito de Giovanni Marchiani. Os dados que possuo são, segundo a D.O
Nome: Giovanni Marchiani
Data de nasc: 15/08/1869
Natural de Ferrara-Italia
Pai: Anacleto Marchiani
Mae: Genebra/Genevra Estefanate

Dados enviados pela Comune de Berra:

Nome: Giovanni Giuseppe Marchioni
Data de nasc: 15/09/1867
Natural: Berra-Ferrara
Pai: Cleto Marchioni
Mae: Giovanna Stefanatti

Como posso ter certeza que se trata da mesma pessoa? Estou a procura da certidão de casamento de meu antenato. Mas ainda não consegui exito.

Desde já agradeço,

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Messaggio da crviero »

Olá,
pelo que você informa há uma forte probabilidade de se tratar da mesma pessoa.
Quanto aos dados encontrados na certidão de óbito, era o que sabiam, mas não significa que sejam os corretos. Eles se enganavam. Isso é muito comum.

Você procura o casamento do Giovanni onde? No Brasil ou na Itália? Se no Brasil, onde viveu o Giovanni? Teve filhos, onde nasceram?
Se você ainda não fez essa pesquisa, deveria começar por aí, partindo de você, seu pai (ou mãe), seu avô (ou avó), etc. Você precisa juntar essas peças. Só assim poderá ter certeza de quem é quem.
Se me der alguma pista posso ajudar. Se preferir escreva em pvt no ícone "mp"
Cesar

hebreu3011
Livello1
Livello1
Messaggi: 8
Iscritto il: sabato 2 gennaio 2016, 17:34
Contatta:

Messaggio da hebreu3011 »

Olá Cesar,

Procuro o casamento no Brasil. Sabemos que ele se casou na região de Leme. Estou procurando nos livros paroquiais das localidades próximas a Leme, através do Familysearch. Pelo que meus avós falam, ele morou em Leme, Descalvado (onde provavelmente se casou). Depois morou em Ipaussu (onde teve 3 filhos), em seguida Assis, Quatá e Rancharia onde faleceu. Mas não temos o registro de casamento ou outro documento que descreva os dados pessoais, a não ser o atestado de óbito e o registro de meu bisavô, onde constam os dados do imigrante Giovanni Marchiani, citados no ultimo post.
Em relação a Italia, já enviei e-mail para todas as comunes de Ferrara. Até o momento 12 destas responderam negativamente. Solicitei junto a Comune di Berra a "Copia integrale dell'atti di nascitá", para ver há alguma possibilidade de erro na grafia.

Desde já agradeço sua atenção,

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Messaggio da crviero »

Bom dia,
Bem, muitas etapas já foram superadas, assim, deixo algumas informações complementares e gerais para apreciação.

Bem, pela data de nascimento tudo indica que a Dosulina seja a primeira filha do casal. Assim, os pais teriam se casado na região. Infelizmente há lacunas justamente no período provável do matrimônio, para complicar. Mas nesse caso, em 1897 já existia o registro civil e esse é documento hábil.

Com isso acho que podem se concentrar agora no casamento do Giovanni/João Marchiani.

Se os que pretendem ter sua cidadania reconhecida sejam descendentes do Elpidio (p.ex) se preocupem somente com esses no momento, os demais, podem ser procurados piano piano...

1. docs do antenato: batismo (igreja) ou nascita (comune)
2. casamento civil no Brasil do antenato
3. óbito reg civil do antenato

e demais docs dos descendentes até o/a requerente.

Também sugiro, se já não o fizeram, consultar as exigências do Consulado de SP com relação à documentação a ser apresentada mesmo que o processo seja feito diretamente na Itália. Para isso seria interessante procurar pessoa especializada nesses trâmites legais.

Para complementar, encontrei o Hugo, nasc 15/12/1898 em Leme, depois não vi mais. Esse Hugo casou Ipaussu com Carlota Salto, conforme está declarado no registro (sempre difícil de entender os garranchos dos padres).

Rafael Marchiani é informado que nasceu em Ipaussu e casou em Quatá.

Bem, é tudo no momento.
Cesar

hebreu3011
Livello1
Livello1
Messaggi: 8
Iscritto il: sabato 2 gennaio 2016, 17:34
Contatta:

Messaggio da hebreu3011 »

Olá Casar,

Obrigada pelas informações. Sim, estamos focando no encontro do registro de casamento do Giovanni Marchiani. Fizemos contato com a Diocese de Limeira, responsável pela região e detentora dos livros paroquiais. O responsável pelo arquivo pediu uma semana para dar a resposta. Ele não soube explicar a lacuna no livro de Descalvado entre os anos de 1895 e 1898, e quanto aos registros no livro de Leme começarem a partir de 1896, a explicação é que antes desta data, os casamentos eram realizados nas cidades mais próximas.
Quanto aos filhos são: Desolina, Hugo, Amelia, Helena, Olimpio, Dirce, Rafael, João, Antonia, Elpidio e Aparecida. Acredito que Desolina/Desulina deva ser a primeira filha, mas continuo procurando pelo local de nascimento de Amélia, Helena e Olimpio.
Como vc sabe temos a certidão de óbito, o registro da comune di Berra (parece tratar da mesmo individuo), e só nos falta a certidão de casamento.

Mais uma vez, obrigada pela atenção..

mlsilva
Livello1
Livello1
Messaggi: 2
Iscritto il: sabato 21 gennaio 2017, 12:52
Contatta:

Messaggio da mlsilva »

Olá, amigo, talvez parente! Hugo Marchiani e Carlota, vieram para o Rio de Janeiro e tiveram algumas filhas, entre elas, minha avó, Cecilia Marchiani, que faleceu em 1988. Seria um prazer manter contato. Abraços

Lfbonanato
Livello1
Livello1
Messaggi: 2
Iscritto il: lunedì 16 maggio 2022, 3:41
Contatta:

Re: Comune di nascità de Giovanni Marchiani

Messaggio da Lfbonanato »

Pessoal, sou neto de Dirce Marchiani e conheci pessoalmente Elpidio Marchiani (ele é tio do meu Pai)
Será que podemos conversar? (meu email lfbonanato@gmail.com)

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 16 ospiti