Busca por Silvio (Francesco) Aio

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Bom dia amigos, como estão ?

Gostaria da ajuda de vocês se possível, para encontrar a cidade de nascimento de meu trisavô Silvio Aio.
Ele chegou com a família ao Brasil em 1888.
Seu pais eram Giuseppe Aio e Consolata Fraccaroli
Giuseppe Aio tinha 41 anos ao chegar ao Brasil, portanto nascido em 1847, aproximadamente.
Na lista de passageiros constam 3 filhos:
- Amelia ( 12 anos )
- Pietro ( 7 anos )
- Francesco ( 4 anos )

Não há registro para "Silvio" porém, no registro de casamento de Silvio Aio, consta que ele tinha 22 anos quando se casou, em 1906, e que seus pais são Giuseppe Aio e Consolata Fraccaroli, portanto eu creio que seu nome na verdade era Silvio Francesco Aio, ou então, Francesco Silvio Aio.

Em seu registro de casamento consta que ele é da Província de Verona, mas não tem a informação de qual comune.

Outra informação que pode ser útil é a de que no registro de casamento do irmão dele na igreja, Pietro, o sobrenome está escrito de outra forma: Aiotte.

E no registro de casamento da irmã dele na igreja, Amelia, o sobrenome está como Alio

Já busquei no Antenati, familysearch, registro militar de Verona, MyHeritage e não encontro absolutamente nada sobre ele ou qualquer um de seus familiares na Itália.

Poderiam me dar uma ajuda ou dicas de como tentar encontrar o registro de nascimento dessa pessoa?

Muito obrigado desde já !

Rafael Mendonca Braga

cannella55
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 6181
Iscritto il: martedì 18 settembre 2007, 12:04
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da cannella55 »

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... AIO/VENETO
Questa la diffusione ATTUALE del cognome AIO, che esiste

cannella55
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 6181
Iscritto il: martedì 18 settembre 2007, 12:04
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da cannella55 »

Ho guardato velocemente, ma sembra che ALIO o AIOTTE attualmente NON esistano

cannella55
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 6181
Iscritto il: martedì 18 settembre 2007, 12:04
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da cannella55 »

Puoi mettere i link dei documenti in tuo possesso?

RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Muito obrigado pela disposição em ajudar!
Fico muito feliz que ainda existam pessoas nesse mundo que se disponham a ajudar aos outros :)

Certamente posso colocar os links :)
Aqui estão:

Casamento de Pietro Aio (irmão do Silvio) : https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... F-33J&i=25

Casamento de Amelia Aio: https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cat=199294

Casamento de Silvio Aio: https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... B-JCB&i=86

Registro de batismo de Angelina Aio (minha bisavó) filha de Silvio Aio e Virginia Negretto: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/140276876

Registro da chegada da familia Aio ao Brasil em 1888: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/140276816


Acabei de perceber que em alguns documentos o sobrenome aparece também como "Agio"

cannella55
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 6181
Iscritto il: martedì 18 settembre 2007, 12:04
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da cannella55 »

La difficoltà di questa ricerca, che a mio parere andrebbe condotta nelle parrocchie,ma quali? è proprio la discordanza dei cognomi registrati.
penso che in Italia si chiamassero AIO, che è raro, ma esiste in veneto.Non sono Veneta e quindi la mia è solo una ipotesi.Troverai, aprendo il link, anche i luoghi, cioè i posti dove il cognome Aio è diffuso OGGI.
Bisognerebbe cercare altre informazioni.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da crviero »

Olá @RafaelBraga

Você já procurou o registro de óbito do Giuseppe Aio?
Talvez seja muito interessante encontrá-lo.

Você deveria também verificar os registros civis (nasc/casam/morte) dessas pessoas.

Entretanto, dando uma olhada rápida em alguns registros de alguns "comune" de Verona, como p.ex.: Cerea/Casaleone (Ajo Francesco fu Giovanni de Bonavigo)/Beviacqua/ encontrei alguns Aio/Ajo (essa grafia era usada naquela época).

Infelizmente nem todos os "comuni" da província de Verona tem registros online no site "Antenati" para os anos que está procurando - períodos de 1871-1888.


https://www.antenati.san.beniculturali. ... chivio=261

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da mmogno »

Sai i nomi dei genitori di Giuseppe Aio e di Consolata Fraccaroli?
Forse si potrebbero cercare i loro atti di morte, a fine 1800, anni coperti dai registri della provincia di Verona.
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Infelizmente não tenho essa informação .
Na certidão de óbito de Consolata Fraccaroli consta essa informação :

"FILHA DE PAIS IGNORADOS. RESIDÊNCIA DA FALECIDA: MOGI MIRIM-SP"

Provavelmente a documentação foi extraviada. Diz que ela morreu com 60 anos em 09/10/1912, portanto ela é nascida por volta de 1852.

Quanto aos pais do Giuseppe Aio, eu ainda não recebi a certidão de óbito dele e não sei o nome de seus pais.

Amanhã, com sorte terei um pouco mais de informações , pois vou receber a certidão de casamento de Silvio Aio e Virginia Negretto, onde espero encontrar mais detalhes.


Agradeço à vocês por todo esforço e boa vontade em ajudar.
Retorno amanhã com novas informações .

Grazzie !

RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Olá @crviero !

SIm eu já vasculhei o antenati de cabo a rabo entre os anos de 1871 e 1991 em todas as comuni que tenham nasciementos e casamentos disponíveis nesse período e já encontrei também alguns Ajo/Aio mas nenhum tinha relação com Giuseppe Aio ou qualquer um de seus filho. De qualquer forma, amanhã receberei a certidão de casamento de Silvio Aio em inteiro teor, e minha esperança é a de encontrar alguma informação que me leve a comune correta.
Se não conseguir através da certidão de inteiro teor, vou perguntar ao cartório se eles tem a Habilitação para casamento.
Quando iniciei essa busca não imaginava que seria tão complicado, mas ao mesmo tempo super divertida e enriquecedora.

Atenciosamente,
Rafael Braga
crviero ha scritto:
venerdì 28 gennaio 2022, 18:43
Olá @RafaelBraga

Você já procurou o registro de óbito do Giuseppe Aio?
Talvez seja muito interessante encontrá-lo.

Você deveria também verificar os registros civis (nasc/casam/morte) dessas pessoas.

Entretanto, dando uma olhada rápida em alguns registros de alguns "comune" de Verona, como p.ex.: Cerea/Casaleone (Ajo Francesco fu Giovanni de Bonavigo)/Beviacqua/ encontrei alguns Aio/Ajo (essa grafia era usada naquela época).

Infelizmente nem todos os "comuni" da província de Verona tem registros online no site "Antenati" para os anos que está procurando - períodos de 1871-1888.


https://www.antenati.san.beniculturali. ... chivio=261

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da mmogno »

Sicuro che "originari dell'Italia, provincia di Verona" si riferisca alla famiglia di Silvio e non a quella della sposa Virginia Negretti?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Sim, certeza !
No casamento de Pietro Aio e Rosa Negretto também consta essa informação .
Diz: Ele de 21 anos, solteiro, natural de Italia (Verona)....
Ela de 18 anos, solteira, natural de Italia (Verona)

Com base nessas informações eu assumi que o Silvio por ser o irmão mais novo, também é de Verona.
mmogno ha scritto:
venerdì 28 gennaio 2022, 22:50
Sicuro che "originari dell'Italia, provincia di Verona" si riferisca alla famiglia di Silvio e non a quella della sposa Virginia Negretti?

RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Bom dia !

Ontem eu olhei com um pouco mais de calma e atenção o registro da hospedaria de imigrantes de São Paulo e descobri uma coisa interessante que talvez possa ajudar na pesquisa.

No livro 15, página 175, temos o registro da família Negretto, começando pelo número 138970. Eu já sabia que a família Negretto e a família Aio haviam se conhecido no navio que foi ao Brasil e foram trabalhar na mesma fazenda. Assim, os filhos dessas famílias se casaram entre eles. Silvio Aio com Virginia Negretto e Pietro Aio com Rosa Negretto.

Mas percebi que existe uma família Fraccaroli na mesma página, liderada pelo chefe Clemente Fraccaroli de 42 anos.
É a última família da página 174 do livro quinze e pode ser consultado aqui:

http://www.inci.org.br/acervodigital/up ... 15_175.pdf

Isso me acendeu a idéia de que ele pode ser o irmão mais velho de Consolata Fraccaroli que tinha 36 anos ao desembarcar no Brasil.

O registro da família Aio, com quem Consolata Fraccaroli veio, está na página seguinte do mesmo livro.

http://www.inci.org.br/acervodigital/up ... 15_176.pdf

A familia foi registrada a partir do numer 138989.

Se Clemente Fraccaroli for realmente irmão de Consolaa Fraccaroli, isso aumenta um pouco as chances de encontrar os pais de Consolata e assim poder tentar descobri a comune de onde vieram.

Clemente Fraccaroli era casado com Cecilia Lanza de acordo com uma pesquisa preliminar que fiz.

Nesse site encontrei essa informação : http://www.emigrazioneveneta.com/busca? ... phrase=all

Oque acham dessa hipótese? Plausível ?

Agradecido,
Rafael Braga

RafaelBraga
Livello1
Livello1
Messaggi: 7
Iscritto il: venerdì 28 gennaio 2022, 8:28
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da RafaelBraga »

Olá novamente !

É permitido postar aqui a certidão de casamento de Silvio com Virginia ?
Acabei de receber o documento e como eu suspeitava, não possui nenhuma informação sobre a localidade de onde vieram, mas uma outra particularidade é o nome de Silvio que dessa vez está escrito como "Silvio Agio"

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Busca por Silvio (Francesco) Aio

Messaggio da crviero »

RafaelBraga ha scritto:
sabato 29 gennaio 2022, 14:04
Olá novamente !

É permitido postar aqui a certidão de casamento de Silvio com Virginia ?
Acabei de receber o documento e como eu suspeitava, não possui nenhuma informação sobre a localidade de onde vieram, mas uma outra particularidade é o nome de Silvio que dessa vez está escrito como "Silvio Agio"
Olá,
se o documento não contém informações relevantes, não há necessidade de postar.
O sobrenome pode ter variações na grafia devido principalmente aos costumes dialetais próprios de cada região.

O casal Giuseppe e Consolata tiveram algum filho no Brasil?
Se afirmativo, procure esta certidão de nascimento civil onde constam os avós paternos e maternos ou
a certidão de óbito do Giuseppe (José) Aio. Nele devem constar os nomes dos pais.

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 9 ospiti