Stato d'anime - Pontevico

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
lisiscal
Livello1
Livello1
Messaggi: 16
Iscritto il: martedì 2 luglio 2019, 0:56
Contatta:

Stato d'anime - Pontevico

Messaggio da lisiscal »

Olá pessoal!

Consegui encontrar o nascimento do meu Dante causa em Manerbio, mas claramente este foi um local temporário por onde a família esteve por um tempo. Descobri que a geração anterior do Dante Causa nasceu em Pontevico onde parece que estiveram por bem mais tempo e inclusive algumas ramificações da família surgiram de lá. Estou pesquisando sobre uma relação de possíveis irmãos e tentando avançar na árvore genealógica. Devido às datas, não encontrei nada no comune. Neste caso, a informação seria através do Stato d'anime da parrocchia. Escrevi para o e-mail pontevico@diocesi.brescia.it e não obtive retorno ainda. Vou continuar aguardando, mas gostaria de saber se conhecem algum outro e-mail ou algum outro local que eu poderia solicitar esta informação. O archivio storico di Brescia seria uma opção? A curia? Se alguém tiver mais dicas sobre como encontrar essa informação, agradeço muito.

Procuro informações sobre a família SCALVENZI.
Pai: Scalvenzi Paolo
Data de nascimento: ~ 1823
Mãe: Minini Maddalena (ou Minini Maria)
Filhos desta família:
- Giovanni: Nasceu em Pontevico ~ 1843 e morreu em Brescia 1917. Casou-se com Laura com Ransinigo, mas não sei se em Pontevico ou em outro lugar. Eles devem ter se casado entre 1861 e 1868. Giovanni teve 3 filhos, um deles é o Eugenio, meu Dante Causa, nascido em Manerbio (1868).
- Antonio: Não tenho certeza ainda se era filho deles, pois a mãe consta como Maria (o que não seria estranho ser Maria Maddalena). Nasceu em Pontevico ~ 1844 e é casado com Pini Constanza.

A família esteve em Pontevico em 1844, pela data de nascimento, mas não sei há quanto tempo já estavam lá. Anos depois parte da família mudou-se para Manerbio, Dello e Brescia.
Lisiane Scalvenzi
Conhecendo o mundo da genealogia e buscando a história da família
SCALVENZI (Lombardia)
DURLO (Veneto)

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Stato d'anime - Pontevico

Messaggio da crviero »

Olá @lisiscal

Os registros do período Napoleônico (1806-1815) está disponível no site Antenati >>> https://www.antenati.san.beniculturali. ... chivio=180
Do Stato Civile italiano (a partir de 1866) só para Brescia, também no Antenati.

Assim para o período 1816 - 1865 restam os registros paroquiais e, confesso, deve ser bem difícil essa empreitada, pois dependerá da disponibilidade, informação precisa, tempo, etc.

Você deve ter muita paciência, ainda mais com as restrições existentes atualmente.

Dando uma olhada rápida nos registros de Pontevico (período Napoleônico) encontrei alguns "Calvenzi" e achei interessante. Sem o S inicial!!!

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Stato d'anime - Pontevico

Messaggio da crviero »


lisiscal
Livello1
Livello1
Messaggi: 16
Iscritto il: martedì 2 luglio 2019, 0:56
Contatta:

Re: Stato d'anime - Pontevico

Messaggio da lisiscal »

Oi @crviero!

Sim!!! Muito interessante ter essa escrita com Calvenzi, sem o "S". Mas te falo mais... Tem tanto os "Calvenzi" como os "Scalvenzi" e confesso que estou super curiosa pra entender se as famílias possuem relação e isso foi uma questão de grafia ou não.
Eu fiz um pequeno mapeamento de toda a era napoleônica de Pontevico das duas famílias/grafias.

SCALVENZI
Immagine

CALVENZI
Immagine

O grande problema é que não consigo relacionar a minha árvore com nenhum destes nomes, pois existe um período que não possuo informações, justamente o posterior a era napoleônica e anterior ao registro civil... :|
O Paolo deve ter nascido por volta de 1843 e o pai dele deve ter casado logo depois da era napoleônica e talvez nascido um pouco antes desses registros. Nesse caso, eu teria um "vazio" de informações que estão catalogadas. Como você mencionou acredito que estou na mão da parrocchia :cry:
A parrocchia que eu escrevi é a Santi Tommaso e Andrea Apostoli. Vou aguardar, mas estou com aquela sensação de que meu e-mail não será lido...
Lisiane Scalvenzi
Conhecendo o mundo da genealogia e buscando a história da família
SCALVENZI (Lombardia)
DURLO (Veneto)

lisiscal
Livello1
Livello1
Messaggi: 16
Iscritto il: martedì 2 luglio 2019, 0:56
Contatta:

Re: Stato d'anime - Pontevico

Messaggio da lisiscal »

Bom dia!

Contatei o Archivio Storico Diocesano di Brescia para solicitar o Stati d'anime. No entanto, eles me retornaram informando que emitem a documentação exclusivamente para documentos oficiais (cidadania italiana) e não para pesquisas genealógicas puramente pessoais.

Vocês conhecem alguma lei (ou a própria GDPR) que impeça o envio deste tipo de documento? Ou seria uma regra do próprio Archivio? Me questinei sobre isso, pois entendo que esse tipo de restrição impede muitas pesquisas históricas.

Em contrapartida, me sinalizaram que podem enviar a certidão de nascimento, via pagamento, do Giovanni e do Antonio.

Caso saibam se existe ou não, por lei, essa restrição quanto ao envio do Stati d'anime, por favor, me informem, pois gostaria de insistir nessa solicitação fundamental para o avanço da minha pesquisa.

Obrigada desde já!
Lisiane Scalvenzi
Conhecendo o mundo da genealogia e buscando a história da família
SCALVENZI (Lombardia)
DURLO (Veneto)

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 11 ospiti