Archivio di Stato di Treviso

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
abergamaschi
Livello1
Livello1
Messaggi: 30
Iscritto il: giovedì 9 marzo 2017, 5:50
Contatta:

Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da abergamaschi »

Boa noite para todos !!

Abro a discussão pública pois outros podem estar vivenciando ou vir a vivenciar a mesma necessidade e limitação que estou encontrando.

Gostaria de realizar consulta sobre dados da lista di leva ou ruoli matricolari que se encontram no Archivio di Stato di Treviso, especificamente de um ancestral nascido em 1874.

Nos links públicos em consulta na internet https://www.google.com/search?q=archivi ... e&ie=UTF-8

encontro algumas sugestões, porém todas elas não obtém sucesso quando da tentativa de acesso.

Consultando a Seção "Arquivos para pesquisa online no Brasil e na Itália" viewtopic.php?f=28&t=11910&sid=4c68d716 ... 2e1e616c4f

disponível aqui no tuttogenaligia.it, também o link relacionado aparenta estar quebrado, não logrando sucesso.

Archivio di Stato di Treviso – Leva
http://www.archiviodistatotreviso.benic ... ti-on-line

Obtive apenas sucesso de acesso ao dados do período napoleônico, mas não é o foco da informação que busco neste momento.
http://dl.antenati.san.beniculturali.it ... poleonico/

Por favor, alguém teria conhecimento e saberia informar um link funcional de acesso ?
Saberiam se tal informação (lista di leva e ruoli matricolari di Treviso) não está mais disponível ?

Agradeço toda e qualquer contribuição.
Aderbal Bergamaschi

Avatar utente
ziadani
Amministratore
Amministratore
Messaggi: 14656
Iscritto il: martedì 9 agosto 2011, 20:01
Località: Torino

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da ziadani »

abergamaschi ha scritto:
mercoledì 9 settembre 2020, 1:52
Archivio di Stato di Treviso – Leva
http://www.archiviodistatotreviso.benic ... ti-on-line
Questo link funziona!

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da mmogno »

Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da crviero »

@abergamaschi

Quando você tenta acessar o site o que acontece? Que tipo de erro?

Pergunto isso porque também estou sofrendo problemas em acessar alguns sites, especialmente os do Archivio di Stato di Treviso, Gorizia, Friuli in Prin, Salerno... desde julho.

Entretanto, outros continuo acessando normalmente. Não sei o que está acontecendo. Já tentei várias sugestões, mas nada deu certo.

abergamaschi
Livello1
Livello1
Messaggi: 30
Iscritto il: giovedì 9 marzo 2017, 5:50
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da abergamaschi »

Prezados, boa tarde !!

Obrigado pelo retorno e orientações, porém permanece a situação de não completar o acesso

Cesar,

além dos endereços de links que citei na abertura da discussão, fiz tentativas de uso dos endereços que Ziadani e Giorgio orientaram em suas postagens, mas em todas as tentativas o que ocorre é um erro que aparentemente é gerado em razão de demora no tempo de resposta do servidor (equipamento) que recebe as solicitações de acesso no destino (Archivio di Stato)

Não é possível acessar esse sitericerchegenealogiche.archiviodistatotreviso.beniculturali.it demorou muito para responder.
ERR_CONNECTION_TIMED_OUT


Quando me conecto com sucesso, no exemplo que citei do período napoleônico, a montagem de tela é lenta mas não retorna erro algum.

Assim como você citou, também continuo acessando normalmente outros sites tais como Archivio di Stato, Family Search, o tuttogenealogia, inclusive tenho trabalhado no dia a dia com reuniões por vídeo conferência sem problemas, ficando prejudicado parcialmente apenas o hobby da genealogia para os casos como o aqui discutido.

Não tenho conhecimento de como é estruturado o banco de dados que consultamos, mas muitos fatores podem influenciar e impactar, por exemplo se as informações estão em um único repositório central, se distribuído em servidores (computadores de armazenamento) localizados em cada localidade/comune do respectivo Archivio di Stato, o banco de dados utilizado (Oracle, Postgre ?), sua estrutura e configuração, velocidade de internet utilizada não só por nós nos equipamentos pessoais mas especialmente pelo qual as consultas ao banco de dados são ofertadas, bem como outras possibilidades.

Uma situação comum é na hipótese da base ser distribuída, estar havendo limitação de "banda" de internet daquela localidade, gerando a degradação de performance, outra situação possível seria configuração não apropriada de protocolos de conexão bem como outras questões técnicas.

Pensando nessa última hipótese citada (protocolos de conexão), enquanto escrevia para vocês me passou o pensamento que Ziadani e Giorgio estão na Europa, sendo que eu e Cesar no Brasil, podendo estar configurada alguma limitação/restrição de acesso por localização dos IPs (internet protocol).

Com essa teoria pedi para meu sobrinho que reside em Sabadell (vizinho de Barcelona) testar o acesso, sendo que ele obteve sucesso.

Supondo que alguém do staff ou algum dos moderadores do tuttogenealogia tenha algum conhecimento sobre a administração do Archivio e as pessoas responsáveis da base de dados, agradeço imensamente se puderem tentar algum contato e relatar aos responsáveis a situação e as dificuldades encontradas, para quem sabe identificarem a causa e tentarem uma solução permanente beneficiando todos que se utilizam daquele serviço.

Gratidão pela atenção e preciosa ajuda.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da crviero »

Olá,

É exatamente esse erro que acontece comigo.
Fiz várias rotinas no meu laptop sugeridas por ditos experts, mas não surtiram resultado.

Enfim, estou com essa limitação e infelizmente não posso ajudar nas pesquisas como gostaria.
Obrigado por compartilhar. E se você conseguir a solução, por favor avise-me.

Avatar utente
ziadani
Amministratore
Amministratore
Messaggi: 14656
Iscritto il: martedì 9 agosto 2011, 20:01
Località: Torino

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da ziadani »

C'è un altro problema.
Pare che alcuni utenti brasiliani non riescano a collegarsi ad Antenati

http://dl.antenati.san.beniculturali.it/gallery

ma non sembra sia anche un vostro problema.

Si, io e mmogno siamo collegati dall'Italia.

Se avete bisogno di ricerche in quegli archivi con i quali non riuscite a connettervi fatemelo sapere e cercherò di collaborare come meglio posso.

abergamaschi
Livello1
Livello1
Messaggi: 30
Iscritto il: giovedì 9 marzo 2017, 5:50
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da abergamaschi »

crviero ha scritto:
mercoledì 9 settembre 2020, 19:40
Olá,

É exatamente esse erro que acontece comigo.
Fiz várias rotinas no meu laptop sugeridas por ditos experts, mas não surtiram resultado.

Enfim, estou com essa limitação e infelizmente não posso ajudar nas pesquisas como gostaria.
Obrigado por compartilhar. E se você conseguir a solução, por favor avise-me.
_______________________________________________________
Olá Cesar,

peço desculpas pelo longo email abaixo e paciência para sua leitura, fica a boa intenção de colaborar,

Importante frisar que não sou nenhum expert em tecnologia apenas um bem intencionado e agradecido participante do tuttogenealogia pelo que já me ajudaram no passado.

A solução não consegui, pois entendo que a mesma só ocorrerá se for alterada a configuração de utilização na máquina ou máquinas utilizadas pela base de dados dos vários “Archivi di Stato” que apresentam o problema e isto, infelizmente, não depende de nós.

A menos que tenhamos a sorte de alguém conseguir descobrir e contactar os responsáveis pelo site.

Uma das possibilidades que está gerando a situação pode ser em relação ao “Proxy” configurado nessa base de dados.
Peço desculpas se o termo e conceitos já for do vosso conhecimento e domínio, ficando aqui a boa intenção de tentar explicar o que pode estar ocorrendo.

Em redes de computadores, um proxy é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições de clientes (no caso nós) solicitando recursos de outros servidores (base de dados).

Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente, e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade e especialmente a autorização de acesso.

De forma mais simplificada, proxy server ou apenas proxy é um termo utilizado para definir um servidor que age como intermediário entre a pessoa que está procurando algo na internet e o site de destino.

Também pode estar contribuindo (acredito muito nisso e mais a frente explicarei o porque) para a situação, a configuração da VPN (Virtual Private Network) configurada na base de dados dos Archivi di Stato.

Explicando, Uma VPN é literalmente o que o nome diz, uma rede privada virtual. Um serviço de rede intermediário opcional entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas adicionais de criptografia, restrição de acesso e navegação sigilosa.

Uma VPN pode também ser útil para permitir ou limitar o acesso a serviços e produtos bloqueados em sua região, e que podem ou não ser acessados normalmente conforme cada usuário e sua localização.

Por exemplo, um dos usos mais populares é o de habilitar o acesso ao catálogo da Netflix de outros países; no Brasil, muitos de seus usuários o faz para ver filmes e séries só disponíveis nos Estados Unidos.

Neste caso, o usuário precisa utilizar a rede privada para criar a conta e para acessar os conteúdos de outros países.

Sem a rede privada, o usuário verá apenas os apps e filmes disponíveis na loja brasileira, isto porque terá seu IP e localização reconhecidos, restringindo os níveis de acesso configurados previamente pelo administrador daquele sistema.

O sobrinho que mencionei anteriormente e que reside na Espanha atua na área de Tecnologia da Informação e essa juventude de hoje possui facilidades, compreensão e domínio de alguns conhecimentos, especialmente os técnicos, que humildemente confesso me faltam.

Ele me sugeriu utilizar uma extensão, que de forma simplista é um pequeno módulo de software para personalizar um navegador (browser), modificando a sua funcionalidade original, sendo que existem milhares de extensões para os mais variados usos, infelizmente, inclusive extensões maliciosas ou perigosas relacionadas com segurança da informação.

No nosso caso de uso, tal extensão seria utilizada com a intenção de simular uma outra VPN.

As extensões são específicas para cada navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e outros ), precisando ser instaladas no equipamento utilizado pelo usuário final.

Pensando nos navegadores teoricamente mais utilizados e populares,

do Firefox podem ser encontrado em
https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/

e do Chrome
https://chrome.google.com/webstore/cate ... s?hl=pt-PT

No caso, a extensão sugerida chama-se
Hola Free VPN Proxy Unblocker
que possui como desenho de sua representação um rosto no formato de chama/fogo

é preciso pesquisar tal extensão, considerando o navegador utilizado, e encontrado-a, instalar em seu navegador.

Reinicie seu navegador (não o computador) para a extensão passar a funcionar.
Acionando novamente seu navegador, ative a extensão já instalada (no Chrome aparece um ícone na barra superior lado direito que lembra uma peça de quebra cabeças).

Iniciada a extensão, muito provável será oferecido de ser comprada a versão paga, o que penso não ser necessário, assim será liberado o uso por algumas horas apenas.

Deve ser escolhido um país para que seja simulada uma VPN naquela região e assim liberar os controles de acesso.

No caso, testei como sendo a VPN da Itália e também dos Estados Unidos, consultando o endereço

http://www.archiviodistatotreviso.benic ... ti-on-line

normalmente e sem qualquer dificuldade, porém, infelizmente não encontrei a informação que busco para meu trabalho de genealogia. :pianto:

Caso vá se utilizar ou testar a extensão e tenha alguma dificuldade, por favor não exite em me acionar, será um prazer tentar contribuir.
Sendo o caso me mande mensagem no email de meu cadastro

I M P O R T A N T E **** A T E N Ç Ã O

Por tudo que envolve o uso dessa extensão ou outras similares, alterando configurações de alta segurança, onde permitimos acessos em nossos computadores (assim como fazemos quando instalamos um app no celular) recomendo fortemente que todo e qualquer login ou autenticação (email, tuttogenealogia, facebook, instagram , etc, etc) sejam desfeitas /desconectadas antes de ativar tal extensão e especialmente durante o seu uso, não se permanecendo conectado em nada.

Recomendo ainda que, finalizado o uso, a extensão seja desativada ou preferencialmente desinstalada, tudo isso por questões de segurança e precaução.

abergamaschi
Livello1
Livello1
Messaggi: 30
Iscritto il: giovedì 9 marzo 2017, 5:50
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da abergamaschi »

ziadani ha scritto:
mercoledì 9 settembre 2020, 19:49
C'è un altro problema.
Pare che alcuni utenti brasiliani non riescano a collegarsi ad Antenati

http://dl.antenati.san.beniculturali.it/gallery

ma non sembra sia anche un vostro problema.

Si, io e mmogno siamo collegati dall'Italia.

Se avete bisogno di ricerche in quegli archivi con i quali non riuscite a connettervi fatemelo sapere e cercherò di collaborare come meglio posso.
Ciao ziadani !!

Testei o link por você citado (http://dl.antenati.san.beniculturali.it/gallery),
a conexão e montagem da tela foi lenta, mas consegui acessar sem problemas (usando a configuração normal de meu computador, sem extensões ou quaisquer mudanças de configurações).

Também acessei as demais opções de consulta do Antenati e obtive sucesso.

Mas já tive problemas recentes de acesso no Antenati e agora associando seu comentário que alguns brasileiros não conseguem acesso ao Antenati e ao aqui narrado em minha mensagem anterior sobre Proxy/VPN, o que pode estar acontecendo é que a estrutura de banco de dados do Antenati e dos Archivi di Stato deve possuir vários proxys, assim dependendo daquele que você se conectar (isso é automático, não temos como escolher) conseguirá acesso ou não.
Outro fator a ser considerado é o “Pool de Conexões”

(um pool de conexões é um “cache” de conexões de banco de dados mantido de forma que as conexões possam ser reutilizadas quando requisições futuras ao banco de dados forem requeridas. Pools de conexões são usados para garantir o desempenho da execução de comandos sobre um banco de dados e possuem configurações de limitações e ajustes)

estar instável, permitindo o acesso em alguns momentos e em outros não.

Apenas suposições de minha parte, pois somente o DBA (Database Administrator) responsável pelo banco de dados do Antenati e dos Archivi di Stato (seria um controle único e a mesma pessoa ?) possui condições e competência de responder.

Sobre sua oferta de colaborar nas pesquisas que estou realizando, vou publicar um novo tema, que chamarei no fórum de “Família Dal Bello”, explicando a informação desejada e ver se consigo avançar mais um pouco nos achados, agradeço se puderem passar por lá e verificar se podem me sugerir algum caminho.

Respeitosamente me permita uma curiosidade, a qual responda se quiser claro, o nickname utilizado por você, “ziadani”, seria zia Dani, em português “tia Dani”, “tia Daniela” ?

Obrigado pela atenção.

Avatar utente
ziadani
Amministratore
Amministratore
Messaggi: 14656
Iscritto il: martedì 9 agosto 2011, 20:01
Località: Torino

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da ziadani »

abergamaschi ha scritto:
giovedì 10 settembre 2020, 4:26
Sobre sua oferta de colaborar nas pesquisas que estou realizando, vou publicar um novo tema, que chamarei no fórum de “Família Dal Bello”, explicando a informação desejada e ver se consigo avançar mais um pouco nos achados, agradeço se puderem passar por lá e verificar se podem me sugerir algum caminho.
E' stato bello leggere le tue spiegazioni anche se in informatica non valgo proprio niente!
Davvero, se hai bisogno di una mano, sappi che sono disponibile.
abergamaschi ha scritto:
giovedì 10 settembre 2020, 4:26
me permita uma curiosidade, a qual responda se quiser claro, o nickname utilizado por você, “ziadani”, seria zia Dani, em português “tia Dani”, “tia Daniela” ?
Si, esatto. ziadani = Zia Daniela. Le mie nipoti hanno iniziato a chiamarmi così quando erano piccolissime e adesso mi chiamano tutti così.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da crviero »

Caro @abergamaschi

Muito agradecido por sua ajuda e cortesia. Vou tentar alguma coisa e ver o que acontece.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da crviero »

@ziadani; @mmogo
Cari amici, grazie tantissime per il vostro aiuto, cortesia e comprensione della situazione.

fermton
Livello1
Livello1
Messaggi: 133
Iscritto il: domenica 8 maggio 2016, 22:36
Contatta:

Re: Archivio di Stato di Treviso

Messaggio da fermton »

Olá, também estava tendo esse problema e resolvi seguir a orientação do colega acima. Instalei o Hola! para o Google Chrome e consegui acessar normalmente esses sites. Obrigado a todos pela colaboração.

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 6 ospiti