Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

Olá, Estou à procura das certidões de casamento e nascimento de meus trisavós Antonio Dall'Acqua e Catharina Giuliani, ambos italianos.

Antonio era filho de Pedro e Maria Delacqua (assim está a variação do sobrenome em documentos que encontrei no Brasil). Antonio faleceu no Brasil, em 05.09.1908, em São Simão/SP, com 75 anos.

Catharina era filha de José Julian e Isabetta Julian (variação do sobrenome em documentos brasileiros). Não encontrei a certidão de óbito dela no Brasil.

Antonio e Catharina tiveram uma filha, chamada Antonia, em 1884 ou 1885, na Itália. Em um Salvo-Conduto encontrado no Brasil, consta que Antonia era natural de Treviso. Se estiver correta a idade que Antonio tinha quando faleceu (constante na certidão de óbito), ele foi pai de Antonia com aproximadamente 51 anos.

Tiveram outra filha, chamada Philonena (minha bisavó), em 27.09.1983, em São Simão/SP. Se estiver correta a idade que Antonio tinha quando faleceu (constante na certidão de óbito), ele foi pai de Philomena com aproximadamente 60 anos.

Agradeço se alguém puder me ajudar a encontrar as certidões na Itália.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da mmogno »

Per favore puoi controllare le date?
Antonia sarebba nata in Italia nel 1884 o 1885, e Filomena il 27.09.1983, a São Simão/SP?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da crviero »

Creio que a família seja esta:

Immagine

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

Muito obrigada!
Antonia era mais velha que Philomena.
Antonia nasceu na Itália, em 1884 ou 1885, natural de Treviso.
Philomena nasceu no Brasil, em São Simão, em 1893, era a minha bisavó.
Philomena era mais nova do que Antonia.
O documento parece corresponder à família, mas não sei se eles tinham outra filha chamada Philomena quando chegaram no Brasil.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da mmogno »

Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

Provavelmente esta lista de passageiros seja da minha família mesmo. Eu desconhecia os demais filhos de Antonio e Catarina. No navio, consta que tinham uma filha Maria de 19 anos, em 1888. Assim, imagino que Antonio e Catarina se casaram antes de 1869. Na certidão de nascimento de minha bisavó Filomena (em 1893) consta que a madrinha era Maria Del Acqua, ou seja, a irmã mais velha. Agradeço por estarem me ajudando.

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

Olá, solicitei pesquisas até o ano de 1955 do óbito de Caterina Giuliani, junto ao cartório de São Simão/SP e nada foi localizado. Não tenho informações sobre outras cidades em que ela tenha residido. Tem informações sobre como posso localizar essa certidão de óbito de Caterina no Brasil? Conforme registro do navio, em 1888, ela tinha 36 anos.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da crviero »

Marcos Paulo,
você precisa (se quiser realmente)aprofundar-se na pesquisa de seus antepassados. Não basta saber os nomes e ter alguns dados isolados.

Para ter/saber o quê e onde ocorreram os eventos de nascimento/casamento/óbito dos antepassados é necessário fazer o caminho inverso.
Vá juntando os documentos, a partir do interessado/ascendente direto.
1. sua certidão;
2. dos pais;
3. dos avós;
4. dos bisavós...

Só assim você vai ter condições de localizar os documentos necessários, pois em cada documento você terá as informações do local de nascimento/casamento ou óbito correspondente.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da mmogno »

Secondo te il cognome Julian di Caterina verrebbe dall'italiano Giuliani. Potrebbe anche essere.
Secondo me, invece, è molto più probabile che sia la traduzione di Zulian/Zuliani, un cognome che è molto più comune in provincia di Treviso.
Forse è per questo che non riesci a trovare l'atto di morte di Caterina: lo cerchi con un cognome sbagliato.
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

crviero ha scritto:
giovedì 20 agosto 2020, 20:12
Marcos Paulo,
você precisa (se quiser realmente)aprofundar-se na pesquisa de seus antepassados. Não basta saber os nomes e ter alguns dados isolados.

Para ter/saber o quê e onde ocorreram os eventos de nascimento/casamento/óbito dos antepassados é necessário fazer o caminho inverso.
Vá juntando os documentos, a partir do interessado/ascendente direto.
1. sua certidão;
2. dos pais;
3. dos avós;
4. dos bisavós...

Só assim você vai ter condições de localizar os documentos necessários, pois em cada documento você terá as informações do local de nascimento/casamento ou óbito correspondente.

Sim, já fiz isso.
Mas em todos os documentos de minha avó e bisavó brasileiras constam referências apenas a São Simão/SP. Assim, localizei o óbito do meu trisavô italiano. Porém, quanto ao local de evento de nascimento e casamento dos trisavós na Itália, não consta nenhuma referência em lugar algum nos documentos deles, tampouco sobre o óbito da minha trisavó, já que não foi localizado em São Simão. E nenhum familiar tem mais informações sobre isso. Agradeço muito sua atenção.

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

mmogno ha scritto:
giovedì 20 agosto 2020, 23:00
Secondo te il cognome Julian di Caterina verrebbe dall'italiano Giuliani. Potrebbe anche essere.
Secondo me, invece, è molto più probabile che sia la traduzione di Zulian/Zuliani, un cognome che è molto più comune in provincia di Treviso.
Forse è per questo che non riesci a trovare l'atto di morte di Caterina: lo cerchi con un cognome sbagliato.

Sì, è possibile che sia Zulian / Zuliani. Grazie mille.

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

Permaneço na busca pelos documentos de casamento e nascimento de meus trisavós Antonio Dall’Acqua e Caterina Giuliani.
Conforme orientado neste fórum, juntei diversos documentos (de minha ascendência em linha reta e colateral) e confirmei que a família é de fato a que chegou no navio Pó, em 23/02/1888. Nesta data, Antonio tinha 47 anos, Caterina 36 e traziam os filhos Maria (19), Carlotta (15), Giovanni (11), Filomena (7), Antoniella (3) e Pietro (1). Estabeleceram-se em São Simão/SP.
Filomena e Pietro faleceram em 14/04/1888 e 22/04/1888 (https://www.familysearch.org/records/im ... eView=true).
Giovanni/João casou em 15/04/1903, com Eva Rossi (https://www.familysearch.org/records/im ... eView=true). João e Eva foram padrinhos de batismo da minha avó Anália, o que confirma a família do navio (https://www.familysearch.org/records/im ... eView=true ).
Antoniella/Antonia casou em 16/04/1904, com João Geraldo ( https://www.familysearch.org/records/im ... eView=true ).
Em 27/09/1893, Antonio e Caterina tiveram Philomena, minha bisavó. Na certidão de nascimento de Philomena, consta que Antonio era filho de Pedro e Maria Delacqua e Caterina era filha de José Julian e Isabetta Julian. Os padrinhos foram Maria Delacqua e Antonio Pontella. No batismo, consta que os padrinhos foram Maria Dell Acqua e Antonio Martini ( https://www.familysearch.org/records/im ... eView=true ). Philomena casou em 27.01.1912 ( https://www.familysearch.org/records/im ... eView=true ) .
Antonio faleceu em 05/09/1908, em São Simão.
Em todos os documentos que encontrei (de cartórios e paróquia), inclusive de filhos de João, Antonia e Philomena (que não citei pra não alongar esta mensagem) não constam dados sobre a cidade de origem de Antonio e Caterina, mas apenas que eram italianos.
Sabem qual seria o melhor caminho para eu obter os documentos de Antonio e Caterina na Itália? Ou, ainda, de algum de seus filhos italianos para que, através deles, eu pudesse obter os documentos de seus pais? Estou tentando localizar registros de casamento de Maria (possivelmente com Antonio) ou Carlotta no Brasil, pois, por serem as filhas mais velhas, acredito que possam ter declarado sua cidade de origem ao se casarem, mas até agora não obtive êxito na busca dessa informação. Também não obtive sucesso na busca do óbito de Caterina.
Agradeço antecipadamente pela atenção e ajuda.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da crviero »

Olá @Marcos Paulo

Infelizmente Antonio Dall'Acqua e Catterina Giulian(i)/Zulian(i) nasceram e se casaram antes de 1868, ano em que a primeira (?) filha Maria nasceu, provavelmente. Se forem da região do Veneto, os registros nos "comuni" iniciam em 09/1871.

Isso te remete para uma pesquisa nas paróquias e não nos "comuni".

Agora, no teu caso, seria muito interessante se pudesses consultar os livros do registro civil de São Simão dos período de 1889 em diante. Isso ainda só é possível fazer indo pessoalmente num CHF (Centro de História da Família) que funciona em algumas dos templos mórmons. Essas imagens, embora existentes, estão bloqueadas para consulta online fora do CHF devido aos convênios firmados. Você poderia contatar algum desses CHF em sua cidade, bairro, etc e ver se já voltaram a funcionar ou não, devido às restrições da pandemia atualmente.

Os registros paroquiais de São Simão contém lacunas. Por exemplo, os matrimônios se estendem até 1889 e depois passa para 1894. Se a filha Maria se casou neste período, só no registro civil você vai conseguir verificar. Se é que ela se casou!
O mesmo caso para a Carlotta. Enfim, entendo que você precisa esmiuçar bem, já que não encontrou até agora alguma pista.

Por enquanto é isso. (consultei alguns "comuni" da prov. de Treviso e Veneza, sem sucesso).

Marcos Paulo
Livello1
Livello1
Messaggi: 13
Iscritto il: venerdì 14 agosto 2020, 23:05
Contatta:

Re: Antonio Dall'Acqua e Catarina Giuliani - certidões nascimento e casamento

Messaggio da Marcos Paulo »

Obrigado, vou tentar contactar o CHF aqui de Curitiba.

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 8 ospiti