Giuseppe Fortunato

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
Avatar utente
ederli
Livello1
Livello1
Messaggi: 9
Iscritto il: sabato 2 novembre 2019, 23:29
Contatta:

Messaggio da ederli »

Olá

Fiz este caminho e localizei vários detalhes sobre meu bisavô, Giuseppe Fortunato.

Segundo os registros da Hospedaria do Imigrante em São Paulo, a esposa dele, Maria Luigia Speranza, a filha do casal, Maria Antonia Fortunato e a mãe dele, Caterina Torre, chegaram aqui em 1883 no vapor Savoie.

Entretanto, não consegui definir a cidade de origem nem a chegada dele.
Tanto nos registros da Hospedaria do Imigrante em São Paulo como no Rio de Janeiro, há vários Giuseppe Fortunato.

Considerando que a filha dele chegou ao Brasil com 7 ou 8 anos (a lista de bordo difere do registro da hospedaria), e que numa viagem em separado seria natural o homem vir na frente para organizar trabalho e moradia, nenhum dos Giuseppe Fortunato de São Paulo atende aos requisitos.
Descartando aqueles que chegaram com esposas e após 1887, ano em que sabemos que ele batizou uma filha no Brasil, a possibilidade é um homem que chegou em 3/11/1881 no vapor La France.

O problema é como saber de onde meu bisavô partiu.

Agradeço qualquer ajuda.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Messaggio da mmogno »

Puoi postare un link alla lista de bordo e al registro dell'hospedaria?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Messaggio da crviero »

Ederli,
você tem o óbito do Giuseppe Fortunato? Onde e quando ele faleceu?
Onde e quando faleceu a esposa, Maria Luigia Speranza?
Qual é a filha, onde e quando foi batizada em 1887 que você cita?

AldinoQuilici
Livello2
Livello2
Messaggi: 205
Iscritto il: martedì 11 ottobre 2016, 22:54
Contatta:

Messaggio da AldinoQuilici »

Bom dia Ederli! Gostaria de saber: trata-se desta família?

Immagine

Immagine

AldinoQuilici
Livello2
Livello2
Messaggi: 205
Iscritto il: martedì 11 ottobre 2016, 22:54
Contatta:

Giuseppe RJ

Messaggio da AldinoQuilici »

Note-se que o Giuseppe a que você se refere,desembarcou no porto do rio de Janeiro, proveniente de Nápoles e a Maria Luigia e filha, partiram de Genova.
Em anexo segue um Giuseppe que desembarcou em Santos, com data aproximada ao de Maria.

Immagine

Immagine

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Messaggio da crviero »

Matrimoni 1875, atto 10 - Torre Orsaia, Salerno
Giuseppe Maria Fortunato x Maria Luigia Speranza

https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... at=2896213

Nati, 1876 - atto 25 - Maria Catarina Fortunato (dif. Maria Antonia na lista do vapor)
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... at=2896213

Creio que o Giuseppe Maria Fortunato tenha vindo antes de 1883, pois não encontrei outros filhos do casal entre os anos 1877-1883. No entanto, a partir dos links acima, pode-se revisar.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Messaggio da crviero »

serie: Leva
comuneleva: Torre Orsaia
progressivo: 7
leva: 1853
cognome: Fortunato
nome: Giuseppe Maria
paternita: Antonio e Torre Catterina
nuovanascita: 04/01/1853
localitnascita: Torre Orsaia
professione: contadino

Avatar utente
ederli
Livello1
Livello1
Messaggi: 9
Iscritto il: sabato 2 novembre 2019, 23:29
Contatta:

Re:

Messaggio da ederli »

AldinoQuilici ha scritto:
domenica 3 novembre 2019, 14:43
Bom dia Ederli! Gostaria de saber: trata-se desta família?

Immagine

Immagine
Olá,

Demorei para voltar ao fórum e as imagens venceram. Você poderia indicar-me onde obte-las ou colocá-las novamente?
Agradeço muito

Avatar utente
ederli
Livello1
Livello1
Messaggi: 9
Iscritto il: sabato 2 novembre 2019, 23:29
Contatta:

Re:

Messaggio da ederli »

crviero ha scritto:
domenica 3 novembre 2019, 19:54
serie: Leva
comuneleva: Torre Orsaia
progressivo: 7
leva: 1853
cognome: Fortunato
nome: Giuseppe Maria
paternita: Antonio e Torre Catterina
nuovanascita: 04/01/1853
localitnascita: Torre Orsaia
professione: contadino
Olá,
Sim, é ele!
Como você encontrou o registro?

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Giuseppe Fortunato

Messaggio da mmogno »

Certo che non hai fretta! Dopo due anni.
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

Avatar utente
ederli
Livello1
Livello1
Messaggi: 9
Iscritto il: sabato 2 novembre 2019, 23:29
Contatta:

Re: Giuseppe Fortunato

Messaggio da ederli »

Desculpe
Pode ter certeza de que estou bem triste por não ter voltado ao fórum antes e ter visto toda a informação que estava aqui.
Mas o trabalho e as obrigações com minha mãe, que estava doente, acabaram me afastando da pesquisa.
Agradeço muito os links com o casamento e o nascimento da filha, bem como a lista de leva (fiquei tão abalada por não ter voltado antes que demorei a perceber o que era).
Agora busco o desembarque pois os Giuseppe que encontro nos registros brasileiros não combinam com a idade que meu bisavô tinha.
Sei que ele e a esposa tiveram um filho no Brasil em 1884. Então ele imigrou antes disso.
Mais uma vez agradeço

Avatar utente
ederli
Livello1
Livello1
Messaggi: 9
Iscritto il: sabato 2 novembre 2019, 23:29
Contatta:

Re: Giuseppe Fortunato

Messaggio da ederli »

Caros,

Sigo em busca do desembarque de meu bisavô.
Graças a vocês pude localizar a certidão de nascimento dele, casamento e do nascimento da primeira filha, ainda na Itália.
Quando comecei, tinha apenas uma frase de meu pai, que dizia que o avô dele se chamava Giuseppe e havia chegado ao Brasil viúvo e com uma filha de sete anos.
Desde então, descobri toda uma narrativa e que meu bisavô tinha uma filha de sete anos, porém ea casado e ficou viúvo no Brasil após vários filhos, quando então se casou com minha bisavó.

Então, estou em busca da chegada dele. Uma parente idosa diz que ele chegou junto com Francesco Matarazzo, que se tornou um grande industrial no Brasil. Achei a história um tanto fantástica, mas, embora sejam homens de nível financeiro diverso, os comunes de origem são próximos e embora saiba que Matarazzo chegou em 1881, não consigo encontrar o nome dele em nenhuma lista de passageiros.
Talvez isso signifique que ambos estão numa lista que falta nos arquivos.

Gostaria de saber tanto de dicas sobre como encontrar o passaporte do meu bisavô quanto detalhes da viagem naquela época. Alguém sabe se durava mesmo 70 dias?
É verdade que os comunes podem possuir listas que indicam o ano em que um cidadão deixou o lugar ?
Mais uma vez agradeço a ajuda.

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 13 ospiti