Novas ideias

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
cgirardelli
Livello1
Livello1

Novas ideias

Messaggio da cgirardelli »

Pessoal, esse post vai em português mesmo.
Gostaria de dicas para continuar minha pesquisa genealógica. Eu iniciei as pesquisas por causa da cidadania. Esta fase está, bem dizer, encerrada. Aguardo resposta do Certificado de Batismo somente.
Acontece que, neste processo, eu realmente tomei gosto pela pesquisa genealógica...
Assim, ao invés de focar somente no meu dante causa, fui gerações acima dele, descobri as irmãs, a emigração delas para o Brasil, etc.
Estou sentindo um certo esgotamento das minhas fontes neste momento. De uma das irmãs do meu dante causa (no caso, tia-bisavó) eu consegui encontrar a descendência atual. Outra das irmãs, encontrei os dados da imigração no Brasil, mas não encontrei a descendência contemporânea. Da outra irmã, não encontrei absolutamente nada, além do nascimento. Planejo ir à Itália em 2021, pois gostaria de abranger todos os atos civis de toda a descendência desde meus tataravós.
Estou compartilhando isto, pq talvez, na medida em que troquemos ideias, vou descobrindo novos caminhos, especialmente para rastrear, por enquanto, a descendência desde meus trisavós (estou considerando só uma das famílias italianas, pq eu sou duplamente descendente de italianos).

Vou repassar o que tenho até o momento desta família, com alguns comentários. Talvez vcs possam complementar, me indicar novas abordagens, etc.

Vamos lá:

Enrico GIRARDELLO (trisavô) -
n. 1831: este ano de nascimento foi calculado com base nos registros de nascimento dos filhos. Local de nascimento, data exata de nascimento e data do óbito eu ainda não localizei. Há documentos em que se registra serem os pais dele de CRESPINO. Ele viveu em Adria e em Lòreo (na última localidade, só por alguns anos). Provavelmente morreu em Adria - eu presumo que em 1890/1891 (o Family Search não possui os registros de morte destes dois anos...). Era filho de Isidoro Girardello e de Mariana Molesina.

Teresa OSELLIERI (trisavó) -
n. 1846 - f. 22/08/1886. Os documentos comprovam ser nascida em Adria. Se casou com Enrico (e eu não tenho o matrimônio, pois deve ter ocorrido somente eclesiasticamente). Dela, localizei o óbito e até o atestado de óbito (nos "allegati"); morreu de cólera, aos 40 anos. Era filha de Antônio Osellieri e Giovanna Motteran. Uma das irmãs dela (Maddalena Osellieri) é também minha trisavó - meus bisavós eram primos em 1º grau.

Os filhos do casal, excetuados os que morreram crianças na Itália, foram:

a) CIRZIANO GIRARDELLO (meu bisavô). Ainda não tenho prova documental do nascimento dele (estou em busca na Paróquia de Sta Maria Assunta - La Tomba -, igreja na qual se registravam os atos da família Osellieri e Girardello; digo isto porque encontrei nesta igreja o casamento de uma tia dele e também de uma prima). Os endereços dos registros da família em Adria demonstram que moraram pertinho da referida paróquia. De toda forma, emigrou para o Brasil, morou em Lavras/MG, onde morreu. Na lista militar, consta como "CESARE GIRARDELLO"; daí, a data presumida de nascimento é 22/05/1871, em Adria; faleceu em 24/07/1934. Este é o meu dante causa. Se casou com AGNESE MARIA MORI, sua prima, natural de Crespino, filha de Maddalena Osellieri e de Angelo Mori. O casamento aconteceu em Lavras, em março/abril de 1897.

Dele, não encontrei a entrada no Brasil. Busquei nos sistemas do Rio, de SP e de MG. Variei muito os nomes e sobrenomes. Curiosamente, não encontrei também a entrada da irmã mais nova dele, que cresceu, viveu e morreu em Juiz de Fora.

b) CIRZIA ANGELA GIRARDELLO: achei somente o nascimento, em 3/10/1872, em Adria. Não há averbações no registro (matrimônio), o que demonstra que ela emigrou ou que morreu sem casar. Não localizei o óbito, tampouco indícios de entrada no Brasil. Ela é o maior dos mistérios que PRECISO resolver. Saber se morreu, se casou, se emigrou, etc. Mas não consigo encontrar NADA.

c) CODIGONDA LIBERA GIRARDELLO: nascida em 1º/03/1875, em Lòreo. O registro também foi transcrito em Adria. Nesse caso, a averbação do matrimônio demonstra que foi casada com GIUSEPPE MANFRIN, em Adria. Teve três filhos, um deles morto ainda bebê. Emigrou para o Brasil, tendo entrado na hospedaria de SP em 29/06/1901. Os filhos Giuseppe Manfrin e Teresa Manfrin estavam com ela e o pai deles. Não consegui rastrear a descendência deles até os dias de hoje.

d) ERNESTA MARIA GIRARDELLO: nascida em 4/09/1883. Foi a filha caçula do casal. Depois da imigração, morou em Juiz de Fora. Casou-se com Bernardo Lewenstein, em 1905, e teve três filhos. Um dos filhos morreu aparentemente sem filhos. Dois outros filhos casaram-se e tiveram filhas. Localizei estas filhas, todas hoje com quase oitenta anos. Ainda não rastreei toda a descendência, mas tenho como fazê-lo, dado o contato com duas das netas da Ernesta. Não consegui localizar a entrada dela no Brasil. Na história oral dela (segundo as netas), foi abandonada num hotel em Juiz de Fora e teria sofrido muito antes de casar. Fazia referência a uma irmã que teria ficado na Itália - curiosamente, não se referiu ao irmão (meu bisavô). Além disto, era analfabeta e dizia não saber de onde tinha vindo da Itália... Fato é que, no inteiro teor do casamento dela (que obtive pelo Family Search, no CHF) ela se qualifica dando o nome dos pais e a naturalidade em Adria... (porque teria mentido para seus filhos e netos?).

Bom, quem tiver paciência para ler este post GIGANTE, pode tentar me ajudar com preciosas dicas...

Resumindo, hoje, em relação à família Girardello, eu tenho os seguintes objetivos:

a) obter a certidão de batismo do meu bisavô, o dante causa, pois, só assim poderei ter certeza quanto ao nome completo dele que, ao que tudo indica, é CIRZIANO CESARE GIRARDELLO, nascido em Adria, em 22/05/1871, e batizado na Paróquia La Tomba (Sta Maria Assunta);

b) localizar o óbito do meu trisavô, ENRICO GIRARDELLO, presumivelmente ocorrido em Adria, nos anos de 1890/1891;

c) localizar a entrada, no Brasil, do meu bisavô Cirziano e, conjunta ou separadamente, da irmã Ernesta;

d) mapear a descendência de Codigonda Girardello e Giuseppe Manfrin, pois gostaria de encontrar estes primos distantes.

Bom, é isto.

Quaisquer dicas, me enviem. De toda forma, iremos trocando as figurinhas aqui.

Abraços. :D

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá, cgirardelli.
Se me permites, sugiro que se dedique a cada caso (um ramo da família) especificamente por vez. Esgote todas as possibilidades e só então passe para uma nova etapa. Vai ser mais demorado? Talvez sim, talvez não! Mas será mais produtivo. Sem estresse e menos confuso, pois são muitas variáveis que terá que gerir.

Quanto ao item abaixo, no registro de entrada da família está informado que o destino é "Capital". Nesse caso se trata de São Paulo. Assim, pelo menos há essa indicação para início das buscas desse "pedaço" da família.

d) mapear a descendência de Codigonda Girardello e Giuseppe Manfrin, pois gostaria de encontrar estes primos distantes.

Rispondi