Familias Tomè e Sacilotto em Treviso

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

piombinesi
Livello1
Livello1

Familias Tomè e Sacilotto em Treviso

Messaggio da piombinesi »

Olá pessoal, estou com extrema dificuldade para descobrir algum vestígio de dois ramos da minha família que, ao que tudo indica, eram todos da província de Treviso. Tenho bastante informação sobre eles no Brasil, mas ainda nada na Itália. Agradeço quem puder me ajudar.

Uma das famílias é a seguinte:
http://www.inci.org.br/acervodigital/li ... ilia=60920

Giuseppe Tomè é meu trisavô, chegou ao Brasil em 1887 com apenas alguns meses de idade. Filho de Ferdinando Tomè e Enriqueta Tolotti.

De acordo com as certidões de óbito, Giuseppe faleceu em 1963 (com 77 anos), o pai em 1933 (com 71), e a mãe em 1942 (com 88).

O pai, Ferdinando, é filho de Giovanni Tomè e Paolina Giusti (ou Giust).
A mãe, Enriqueta, é filha de Giovanni Tolotti (ou Tolot/Tolotto) e Rosa Brescansini (ou Brescancin).

------------------------------------------------

A outra família é da esposa do Giuseppe, Regina Sacilotto:
http://www.inci.org.br/acervodigital/li ... ilia=53620

Regina Sacilotto chegou ao Brasil em 1894 com cerca de 5 anos de idade. Filha de Giuseppe Sacilotto e Teresa Perazza (ou Perozzo).

Regina e Agostino são irmãos, filhos de Giuseppe e Teresa. A Maria que consta no registro da hospedaria é filha do Giuseppe com Elisabetta Bon [Consegui essas informações nos registros de matrimônio dos 3 filhos]. Portanto suponho que Teresa Perazza tenha falecido ainda na Itália, e o pai casou-se com a Elisabetta e teve a filha Maria pouco antes da viagem.

Conforme as certidões de óbito, Regina Sacilotto faleceu em 1959 (com 69 anos), o pai em 1937 (com 78), e a madrasta em 1962 (com 94).

O pai de Regina, Giuseppe, é filho de Agostino Sacilotto e Regina Espinozzi (ou Spinazze).
A madrasta, Elisabetta/Elisa, é filha de João Bon e Luiza Bon.

------------------------------------------------

Espero que aqui alguém mais experiente consiga encontrar algum registro deles, ou me auxiliar de alguma forma, pois já pesquisei no FamilySearch e nas listas de leva, mas sem sucesso.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Hai provato a chiedere informazioni a qualche comune? Per esempio a Orsago e Cordignano il certificato di nascita di Giuseppe Tomè?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

piombinesi
Livello1
Livello1

Não solicitei em nenhuma comune. Os livros de registros na província de Treviso são muito lacunosos, faltam vários períodos. Então pensei que se eles não estivessem no FamilySearch, os comuni também não os teriam.
Eu procurei por todos esses sobrenomes no site Cognomix e fiz um mapa de quais comuni teriam pelo menos 2 dos tais sobrenomes, para ter idéia de onde estariam mais concentrados. Estão mais presentes ao redor de Conegliano, Oderzo, Treviso, e outras várias ao norte, ao longo da divisa com Belluno.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Per questo comincerei a provare a chiedere ai comuni di Orsago e Cordignano il certificato di nascita di Giuseppe Tomè.

Prova a usare italia.indettaglio:
http://italia.indettaglio.it/ita/cognom ... eneto.html

http://ricerchegenealogiche.archiviodis ... tenti.aspx

http://www.difesa.it/Il_Ministro/Caduti ... odOro.aspx

sonia67
Livello6
Livello6

Messaggio da sonia67 »

piombinesi ha scritto:Não solicitei em nenhuma comune. Os livros de registros na província de Treviso são muito lacunosos, faltam vários períodos. Então pensei que se eles não estivessem no FamilySearch, os comuni também não os teriam.
E giusto il contrario. Non trovi tutto disponibile online. I comuni hanno tutti i registri dal 1871 in avanti (salvo rari casi particolari).

Fai come detto da mmogno e inizia a chiedere ai comuni,
la nascita di Giovanni al incirca il 1884,
quella di Giuseppe all'incirca il 1886,
e il matrimonio di Di Ferdinando Tome' con Enriqueta Tolotti prima del 1884 (indicando i genitori di tutti due)

Oltre i Comuni di Orsago e Cordignano, ti suggerisco anche Oderzo e Gaiarine (questo ultimo ha tutti i cognomi)

Comune Orsago:
Piazza Oberdan, 2
31010 Orsago (TV)
Telefono: 0438 993510
Fax: 0438 993570
Mail: demo.orsago@comune.orsago.tv.it
Responsabile: Battistuzzi Marina
Operatore: Giacomel Luigia

Comune Cordignano
Anagrafe - Stato Civile - Leva
Via Vittorio Veneto, 2 - 31016 CORDIGNANO (TV)
Telefono 0438 779721
Fax 0438 995445
Email: posta@comune.cordignano.tv.it
Responsabile Battistuzzi Marina

Comune Gaiarine
Piazza Vittorio Emanuele II, 9
31018 - Gaiarine (TV)
Uff. Stato Civile - demografici
Tel: o434756526
e-mail: demografici@comune.gaiarine.tv.it
REsp. Gianna Vidotto

Comune di Oderzo
Via Garibaldi, 14
31046 Oderzo (TV)
Tel. 0422 - 812252
Fax 0422 - 815193
E-mail: demografici@comune.oderzo.tv.it
Referente: Silvano Fadel

piombinesi
Livello1
Livello1

Obrigado pelos links e pelas dicas.
Nunca imaginei que o FamilySearch digitalizasse apenas um ou outro livro de um acervo. Pensava que o faziam com todos os disponíveis entre um intervalo de tempo. Sempre ouvi histórias de que a província havia sofrido muito com as guerras, e que essa fosse a razão daquele acervo desorganizado e cheio de lacunas. Bom saber que estou enganado.

Pois então, tratarei de enviar um email aos comuni mencionados. Mas será que eles podem enviar uma cópia do registro ao meu email, caso seja encontrado? Eu não preciso de nada enviado por correio, pois serão destinados apenas à minha genealogia, e nada mais.

gaspaol
Livello2
Livello2
Contatta:

Messaggio da gaspaol »

Cordignano non serve, ho già controllato gli anni in questione. Alcuni registri di Cordignano sono sotto Conegliano! Uno dei tanti pasticci fatti quando hanno messo online la provincia di Treviso...

Confermo che molti registri civili e religiosi della zona vicino al Piave sono andati distrutti durante la prima guerra mondiale. Quelli civili sono però stati rifatti negli anni '20 grazie alle copie conservate in Tribunale, spesso senza tutti i dettagli della copia originale.

I comuni possono mandarti la copia dell'atto via e-mail.

Gianlu
Amministratore
Amministratore
Contatta:

Messaggio da Gianlu »

sonia67 ha scritto:la nascita di Giovanni al incirca il 1884,
quella di Giuseppe all'incirca il 1886,
Conviene sempre chiedere di controllare gli indici decennali. ;)
La calma è la virtù dei forti, la pazienza dei genealogisti... - Gianluca

piombinesi
Livello1
Livello1

Ok, foi bom saber disso.
Irei refazer a pesquisa naqueles sites que mapeiam a incidência de sobrenomes e enviar um email a cada um deles em que o sobrenome constar.
Preocuparei-me em não abusar da paciência e da boa vontade deles (dizem que não é muita), então solicitarei a busca por apenas 2 pessoas, ou seja, Giuseppe Tomè (1885-1886) e Regina Sacilotto/Sacilot (1888-1890). Acho que serão os registros mais fáceis de eles encontrarem.
Minha intenção neste momento é somente encontrar a comune de origem de cada um deles, o restante poderemos descobrir depois.

Gostei da dica sobre o índice decenal, talvez eu a use numa próxima vez. Mas será que eu precisarei pedir?

piombinesi
Livello1
Livello1

Acabei de redigir a mensagem que pretendo enviar aos primeiros comuni da minha lista (Conegliano, Gaiarine, Oderzo, Orsago e Vittorio Veneto). Alguém estaria disposto a receber o meu texto e verificar se ele está adequado, se possui algum erro, ou sugerir alguma alteração!?
Desculpem-me se eu já estiver a incomodá-los com isso, pois é a primeira vez que enviarei este tipo de email e queria assegurar que eu não estou fazendo nada errado.

AldinoQuilici
Livello2
Livello2

Messaggio da AldinoQuilici »

Boa noite Piombinesi, a comune de Conegliano é muito boa e prestativa, tomara que seus antenatos sejam de lá, mande um email e com certeza será bem atendido. Boa sorte nas pesquisas.

ziadani
Amministratore
Amministratore

Messaggio da ziadani »

piombinesi ha scritto:AAlguém estaria disposto a receber o meu texto e verificar se ele está adequado, se possui algum erro, ou sugerir alguma alteração!?
Se è in italiano, mandamelo.

piombinesi
Livello1
Livello1

Obrigado, Aldino. Obrigado também ao demais membros deste forum que estão me auxiliando.
Pretendo começar a enviar os emails nesta semana, e então ficar naquela tão boa expectativa de receber uma resposta positiva.

Informarei aqui sobre qualquer novidade.

AldinoQuilici
Livello2
Livello2

Messaggio da AldinoQuilici »

Piombinesi, procure munir-se do máximo possível de informações sobre seus antenatos, principalmente em algumas comunes de Treviso, tenho alguma experiência com aquela província e também algumas decepções, , mesmo eu tendo mandado as certidões que encontrei no Famylysearch, como ao pedir documentos na comune de Castello di Godego e San Pietro di Feletto, eles me responderam por email que não haviam encontrado, mesmo sabendo que os documentos estavam lá, ao passo que em Conegliano, fui muito bem atendido, eu não tinha informações exatas, mas mesmo assim eles procuraram e encontraram, ou seja tiveram muito boa vontade.Outra dica, se você não tiver plena certeza de que são de Treviso, também procure na região de Udine, encontrei uma grande concentração de Tome por lá.Sempre que pedir certidão no Brasil, peça em "INTEIRO TEOR", é um pouco mais cara, mas vem com mais informações. As vezes ele não respondem por email, mas mesmo assim enviam o documento, que demora por volta de dois meses.Boa sorte.

piombinesi
Livello1
Livello1

Passados 2 meses, 31 emails enviados e 20 respondidos, todos retornaram negativos.

Estou atento a essa possibilidade das falsas respostas negatórias, Aldino. Infelizmente também já passei por isso na comune de Piombino Dese. PD, onde disseram não ter encontrado nada, sendo que eu já tinha localizado o registro no FS. Ainda quero acreditar que eu não seja tão azarado a ponto de isso acontecer de novo comigo.

A respeito dessas duas familias que busco agora, em vários registros que encontrei é dito que o local de origem é Treviso, e as que não dizem isso informam apenas o país.
Recebi algumas sugestões para enviar um email ao Archivio di Stato di Treviso e pedir para buscarem na lista di leva, mas já fiz uma busca extenuante no banco de dados online dele e não encontrei nada. Por isso me surge a dúvida: aquele banco de dados do site está completo?

Pretendo esperar mais alguns dias e então enviar mais emails, agora aos comuni que não encontrei nenhum vestígio dos sobrenomes, assim como para alguns da Província de Pordenone.
Não gosto de enviar muitos de uma única vez a fim evitar dar trabalho desnecessário a eles.

E só para constar, os mais rápidos a responder foram Treviso, Conegliano, Vittorio Veneto e Montebelluna, logo no dia seguinte ao pedido.

Rispondi