Províncias de Vicenza e Treviso

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

Províncias de Vicenza e Treviso

Messaggio da clmontagnoli »

Olá! Além de Verona, também não se encontra nada de Vicenza no Antenati (minha bisavó Luigia Baldo, esposa de Giuseppe Montagnoli, e meus bisavós Antonio Micheletto e Anna Bressan (do lado da minha mãe) vieram da província de Vicenza).
De Treviso se encontram imagens dos registros no Family Search, mas os dados estão bem incompletos (de lá vieram meus bisavós Antonio Moro e Amalia Cancian, também do lado da minha mãe). Então, se alguém souber de alguma estimativa sobre quando algo de Vicenza ou Treviso deve entrar no Antenati, também agradeço se puder compartilhar.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Carlos, respondo as duas postagens.
Não há previsão quando os arquivos de VR e VI sejam disponibilizados online. VR tem projeto de indexação em andamento no Familysearch e de VI desconheço. Mas isso é coisa de algum tempo. A tendência é esses arquivos serem disponibilizados futuramente. É o que todos aguardamos ansiosamente. Abraços (o email indicado está correto m...@uel.br ?
Cesar

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Caro Carlos,
Consegui localizar os registros da família Baldo.
O nascimento de sua bisavó Luigia Maria Baldo, reg. nr 80 está aqui:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1 ... cc=1946877

E o casamento dos pais dela, Luigi e Domenica Foralosso, está aqui:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1 ... cc=1946877

Resta pesquisar os outros, embora com mais dificuldade em vista da falta de registros online.
Cesar

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

crviero ha scritto:Olá Carlos, respondo as duas postagens.
Não há previsão quando os arquivos de VR e VI sejam disponibilizados online. VR tem projeto de indexação em andamento no Familysearch e de VI desconheço. Mas isso é coisa de algum tempo. A tendência é esses arquivos serem disponibilizados futuramente. É o que todos aguardamos ansiosamente. Abraços (o email indicado está correto m...@uel.br ?
Cesar

Olá Cesar, obrigado pelo feedback! Vamos então aguardar. Imagino que sejam muitos descendentes no Brasil aguardando pelas imagens dos registros dessas províncias, considerando que boa parte dos emigrantes que partiram para o Brasil eram do Veneto. O email está correto: meu sobrenome foi corrompido para 'Manholi'. Eu retifiquei há alguns anos (para 'Montagnoli'), mas uso esse email institucional (da universidade onde leciono), que é anterior à retificação.

CrisCazzaro
Livello1
Livello1

Messaggio da CrisCazzaro »

Olá!
Tenta uma pesquisa aqui. Foi onde achei os dados do meu bisavô e ele era de VI.

http://www.arsas.org/leva?option=com_jo ... e&limit=10

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

crviero ha scritto:Caro Carlos,
Consegui localizar os registros da família Baldo.
O nascimento de sua bisavó Luigia Maria Baldo, reg. nr 80 está aqui: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1 ... cc=1946877

E o casamento dos pais dela, Luigi e Domenica Foralosso, está aqui: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1 ... cc=1946877

Resta pesquisar os outros, embora com mais dificuldade em vista da falta de registros online.
Cesar
Prezado Cesar: Em uma palavra: fantástico! Agradeço muitíssimo mesmo pelos links das imagens dos registros! Eu realmente mal acreditei quando vi sua postagem. Eu não tinha nenhuma informação sobre o Comune, e nem mesmo sobre a Provincia de origem dos Baldo (os documentos brasileiros que encontrei sempre trazem apenas 'naturais da Itália'). Eu usei o site 'Cognomix' para averiguar as províncias onde se concentram os sobrenomes 'Baldo' e 'Foralosso', e se destacaram Padova e Vicenza, com uma pequena vantagem para Vicenza. Agora sei que eles eram de Limena, e é realmente uma satisfação incrível saber disso e poder ver os registros. Como são os primeiros registros italianos de antepassados meus que pude encontrar, devo dizer que essa experiência injetou um ânimo renovado para pesquisar os outros!
Um grande abraço!
Carlos

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

CrisCazzaro ha scritto:Olá!
Tenta uma pesquisa aqui. Foi onde achei os dados do meu bisavô e ele era de VI.

http://www.arsas.org/leva?option=com_jo ... e&limit=10
Olá CrisCazzaro:
Muito grato pelo link!
Carlos

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Carlos,
o Cris te mandou um link muito bom, aliás de uma organização criada por um grupo apaixonado pela genealogia e pela proteção e guarda de arquivos. Tenho a honra de ser amigo pessoal de um dos fundadores.
Já bisbilhotei por lá. Como teus Micheletto são de datas bem antigas, não encontrei nada que remetesse a Vencenzo ou Antonio. Talvez por isso. Mas na prov. de Padova se encontra muitos deles também.
Mas vamos em frente. Logo a gente chega lá!
Aproveite para descobrir os irmãos da tua bisa Luigia Baldo. Praticamente todos os livros têm índices, assim calcule as datas e vá buscando.
In bocca al lupo!
Cesar

orlandofabricioneto
Livello1
Livello1

Messaggio da orlandofabricioneto »

Olá Carlos, tudo bem?

Recentemente passei pela mesma situação que você. Queria encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, nascido na Itália. Sabia apenas que ele havia nascido na Província de Treviso, mas não sabia a comuna.
No meu caso, em menos de uma semana recebi a resposta que desejava. Montei uma lista de e-mails de todos os possíveis cartórios civis da província, baseada na lista de das comunas que encontrei no link abaixo. Enviei ao todo 90 solicitações de "Ricerca per certificato di nascita". Se quiser, posso passar a lista de e-mails que montei em PVT, apenas me confirme seu e-mail por favor.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria ... C3%ADncia)

Segue também a lista de comunas da província de Verona

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria ... _de_Verona

In bocca al lupo!

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

crviero ha scritto:Olá Carlos,
o Cris te mandou um link muito bom, aliás de uma organização criada por um grupo apaixonado pela genealogia e pela proteção e guarda de arquivos. Tenho a honra de ser amigo pessoal de um dos fundadores.
Já bisbilhotei por lá. Como teus Micheletto são de datas bem antigas, não encontrei nada que remetesse a Vencenzo ou Antonio. Talvez por isso. Mas na prov. de Padova se encontra muitos deles também.
Mas vamos em frente. Logo a gente chega lá!
Aproveite para descobrir os irmãos da tua bisa Luigia Baldo. Praticamente todos os livros têm índices, assim calcule as datas e vá buscando.
In bocca al lupo!
Cesar
Olá Cesar,
Eu creio que seja isso mesmo: o meu bisavô Micheletto nasceu em 1857, antes ainda da unificação da Itália, então acho que não vou encontrá-lo nas liste di leva. De todo modo, agradeço a gentileza do Cris em enviar o link, e já com a pesquisa pelo sobrenome 'Micheletto'.
As imagens de registro da província de Padova têm se revelado uma mina de ouro para mim: já encontrei - além do atto di nascita da minha bisavô Luigia e do atto di matrimonio dos meus trisavòs Luigi e Domenica (cujos links você me enviou) - também os atti di nascita de três irmãos da minha bisavó, os atti di morte de dois irmãos de minha trisavó, e o atto di morte de meu tetravô Domenico Baldo. Neste último registro, pude encontrar os nomes dos meus pentavós (!) Giovanni Baldo e Pasqua Nalesso (minha árvore está indo longe :D). Isso para não falar dos Allegati do casamento dos meus trisavós, que é um tesouro à parte, contendo inclusive os certificati di battesimo das paróquias de origem deles. Já organizei toda essa informação na minha árvore genealógica do Family Search, de modo que outros descendentes dos Baldo também possam descobrir suas origens.

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

orlandofabricioneto ha scritto:Olá Carlos, tudo bem?

Recentemente passei pela mesma situação que você. Queria encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, nascido na Itália. Sabia apenas que ele havia nascido na Província de Treviso, mas não sabia a comuna.
No meu caso, em menos de uma semana recebi a resposta que desejava. Montei uma lista de e-mails de todos os possíveis cartórios civis da província, baseada na lista de das comunas que encontrei no link abaixo. Enviei ao todo 90 solicitações de "Ricerca per certificato di nascita". Se quiser, posso passar a lista de e-mails que montei em PVT, apenas me confirme seu e-mail por favor.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria ... C3%ADncia)

Segue também a lista de comunas da província de Verona

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria ... _de_Verona

In bocca al lupo!
Olá Orlando, como está? Meu email é manholi@uel.br. Agradeço pelos links e por sua disposição em enviar a lista. Eu cheguei a ficar tentado a enviar emails para todos os Comuni de Verona, para pedir busca pelo registro do meu bisavô Giuseppe Montagnoli. Mas acabei não fazendo porque li em alguns lugares na internet que os Comuni estavam ficando sobrecarregados com muitos pedidos de busca que estavam recebendo. Mas se você obteve resposta em pouco tempo, então creio que não haja tanta sobrecarga assim. Nesse caso vale a pena tentar! Um abraço!
Carlos

orlandofabricioneto
Livello1
Livello1

Messaggio da orlandofabricioneto »

Olá Carlos,

Encaminhei agora em PVT a lista de e-mails que tenho aqui. Espero que consiga encontrar tudo o que precisa. Também ouvi algumas histórias sobre a sobrecarga de pesquisas, mesmo assim eu tentei. Ainda hoje estou recebendo alguns retornos dos pedidos que fiz.

Boa sorte eu suas buscas.
Até mais.

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

Prezados: Ciao a tutti!
Recebi hoje um email do Archivio di Stato da Provincia de Verona, comunicando que o nome do meu bisavô, Montagnoli Giuseppe, não constava das liste di leva daquela província. Bem, gostaria que me ajudassem a determinar que conclusões posso tirar disso. Poderia ser de que meu bisavô não era, afinal, de Verona. No entanto, ele chegou ao Brasil quando tinha 17 anos, e portanto antes de prestar o serviço militar. Eu li em algum lugar (infelizmente não me lembro onde), que as liste di leva da Provincia de Verona só incluem quem realmente prestou o serviço, e não todos os convocados, o que explicaria porque meu bisavô não aparece nas listas. Alguém sabe algo a respeito?
Vi ringrazio in anticipo,
Carlos Montagnoli

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Carlos, é exatamente esse o motivo, se não foi convocado consequentemente não aparecerá nas listas.

Cesar

clmontagnoli
Livello1
Livello1
Contatta:

Olá Cesar: é que eu li que mesmo quem havia emigrado antes da idade de prestar o serviço militar era convocado, e então aparecia nas listas, comumente com o nome seguido dos dizeres 'emigrato in Brasile' (ou 'in Argentina', etc.). Por isso, mesmo sabendo que meu bisavô havia emigrado aos 17 anos, eu tinha esperança de que ele tivesse sido convocado (embora não tenha prestado o serviço), e daí que seu nome constasse nas listas (talvez como 'renitente alla leva'). Mas parece que na província de Verona não colocavam nas listas todos os convocados (incluindo os renitentes), mas apenas quem de fato prestou o serviço.

Carlos

Rispondi