Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
Gerson
Livello1
Livello1
Messaggi: 5
Iscritto il: lunedì 21 novembre 2022, 20:42
Contatta:

Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da Gerson »

Boa tarde. Busco o local de Nascimento da minha bisavó Italiana para pedir a certidão de nascimento dela na Italia. Tenho encontrado algumas dificuldades quanto ao nome dela aqui no Brasil pois em cada registro que consigo encontrar aparece escrito de forma diferente o nome dela, Mas vou colocar aqui todos os dados que reuni dela. Ela Nasceu 26/04/1881 na região da Toscana. (Alguns dizem que na cidade de Lucca porém não temos registro). O nome dela aparece escrito de várias formas diferente, sendo Amabile Maria de Jesus, Amabili Pussi, Amabilia Maria de Jesus, Amabille Maria de Jesus. Cada registro encontrado apresenta o nome dela de uma forma diferente. O nome dos pais dela aparece como Luiz Pusse e Maria Pusse. Minha bisavó veio para o Brasil com 9 anos de idade e se casou com um Brasileiro em 02/12/1899 com Reinaldo da Silva Tavares.(encontrei o registro de casamento no Brasil) porém diz que nasceu na Toscana. Morreu em 24/04/1959 no Brasil na cidade de Bicas. Podem me ajudar a encontrar a certidão de nascimento dela na Itália?

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Messaggi: 5059
Iscritto il: mercoledì 10 febbraio 2016, 22:32
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da mmogno »

Quando, dove, con chi Amabile è arrivata in Brasile? Hai trovato il manifesto di sbarco? Puoi indicarci il link?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da crviero »

Olá @Gerson,

De fato, o costume antigo (herança portuguesa) de nomear as filhas com as denominações religiosas (da Conceição, das Dores, Das Graças, de Jesus, do Sacramento, ...) em vez do sobrenome paterno, causa certa confusão.
Aliás, é estranho sendo Amabile (e variantes) italiana, colocar essas denominações.

Você poderia disponibilizar a imagem da certidão de casamento que cita?
Siga as orientações no link> inserimento-immagini

Informe se Amabile tinha irmã(o)s? Tem informações?

Em que você se baseia para afirmar que Amabile chegou ao Brasil com 9 anos? Veio com os pais?
Em que município se estabeleceram?

Gerson
Livello1
Livello1
Messaggi: 5
Iscritto il: lunedì 21 novembre 2022, 20:42
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da Gerson »

Boa tarde. Não tenho informações sobre os irmãos de Amabile. Postei as certidões de Casamento, óbito e outras que mostram as variações do nome dela e 2 variações do sobrenome dos pais dela. Os documentos estão no link
https://postimg.cc/gallery/693D1Pt
Sobre a informação que ela chegou ao Brasil com 9 anos de idade foi uma informação verbal não temos comprovação.

Gerson
Livello1
Livello1
Messaggi: 5
Iscritto il: lunedì 21 novembre 2022, 20:42
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da Gerson »

mmogno ha scritto:
mercoledì 23 novembre 2022, 22:42
Quando, dove, con chi Amabile è arrivata in Brasile? Hai trovato il manifesto di sbarco? Puoi indicarci il link?
Não tenho estas respostas infelizemente.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da crviero »

Olá @Gerson

Olha, encontrei alguns registros que podem elucidar o que você está procurando.

1. Casamento de uma (possível) irmã de Amabile. O nome dela consta como Jovita Maria de Jesus, era filha de Luiz Pucci e Maria Giovani. Veja a certidão anexa (e a seguir a família que chegou ao Brasil em 1892).

E deve ser irmã de Amabile e mesmos pais.
Viviam ambas no mesmo lugar: Chácara - Juiz de Fora.

Immagine

...........................................................
Desembarque em Santos/SP
http://www.inci.org.br/acervodigital/up ... 35_112.pdf

Pucci Luigi x Giovannini Maria (Pasqua) - Santos/SP 03/11/1892 - Vapor Rio de Janeiro

PUCCI Luigi, 42
Giovannini (Maria) Pasqua, 45
Filomena, 16
Antonio, 14
Amabile, 12 (esta deve ser a que você procura)
Giuditta, 7 ( e esta pode ser a Jovita do casamento acima)

Baldassari Domenico, 25 (sobrinho)
...................................................................

Registros encontrado no "Comune di Molazzana, provincia di Lucca"

Matrimonio
Pucci Luigi Nicolao x Giovannini Maria Pasqua

Atto 2 - Molazzana/Lucca
Data 19/02/1876
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cat=836270

Pubblicazione
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2043811

.....................................

Nascimento Filomena (Maria Pasqua Filomena)
Atto 14
Data: 15/04/1876 - Molazzana, província de Lucca.
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2043811

Nascimento Amabile (Maria Rosa Amabile)
Atto 33
Data: 26/04/1880 - Molazzana, província de Lucca
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2043811

Nascimento Maria Angela Ermida (morreu?)
Atto 9
Data: 05/02/1882 - Molazzana, província de Lucca
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2043811

Embora haja tantas incongruências, creio que seja esta a família.

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da crviero »

A imagem do registro de casamento de Jovita não aumenta ao clicar.
Vou tentar de outro modo.

Immagine

Gerson
Livello1
Livello1
Messaggi: 5
Iscritto il: lunedì 21 novembre 2022, 20:42
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da Gerson »

Estou impressionado com toda estas informações. O nascimento desta Amabile é 1 ano antes da data que tenho. A data de nascimento que tenho de Amabile não é em documentos e sim no túmulo dela. Então pode ser que a informação do túmulo possa estar errado mesmo.

Nos registros que consegui no Brasil, o nome dos pais de Amabile seriam Luiz Pucci e Maria Pucci escrito de forma errada como ``Purse`` e ``Pussi`` sinceramente não consegui identificar na certidão de nascimento de Amabile o sobrenome Pucci.

Mas estou enviando para uma pessoa que cuida de Cidadania para ver se é possível serguir com estas informações.

Desde já agradeço muito

crviero
Moderatore
Moderatore
Messaggi: 1967
Iscritto il: sabato 4 gennaio 2014, 18:49
Località: Brasil
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da crviero »

Gerson ha scritto:
giovedì 1 dicembre 2022, 3:01
Estou impressionado com toda estas informações. O nascimento desta Amabile é 1 ano antes da data que tenho. A data de nascimento que tenho de Amabile não é em documentos e sim no túmulo dela. Então pode ser que a informação do túmulo possa estar errado mesmo.

Nos registros que consegui no Brasil, o nome dos pais de Amabile seriam Luiz Pucci e Maria Pucci escrito de forma errada como ``Purse`` e ``Pussi`` sinceramente não consegui identificar na certidão de nascimento de Amabile o sobrenome Pucci.

Olá Gerson,

Todas as incongruências que você cita são casos que percebemos frequentemente nas pesquisas.
Veja só a questão de datas e idades, dos nomes e sobrenomes. Uma completa deturpação.
Entretanto, juntando os pontos em cada documento, é possível chegar a um resultado mais próximo dos dados reais.

Era costume no Brasil a esposa levar o sobrenome do marido.

O atto nr 33 de nascimento de Pucci Maria Rosa Amabile é, ao meu ver, bem legível. Mas leia, compare e preste bastante atenção nos detalhes.
E concordo que deva procurar profissional nessa questão de cidadania.

Gerson
Livello1
Livello1
Messaggi: 5
Iscritto il: lunedì 21 novembre 2022, 20:42
Contatta:

Re: Busco o local de nascimento da minha Bisavó Italiana

Messaggio da Gerson »

Bom dia. Estou maravilhado com tudo que você achou. Me ajudou demais. Consultei a pessoa da cidadania e realmente é isto mesmo. Sem palavras para agradecer pois resolveu a questão. Muito obrigado de coração :D :D :D

Rispondi

Chi c’è in linea

Visitano il forum: Nessuno e 1 ospite