Procurando Atilio PIlati 06/04/1865

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
celsoluizjapiacu
Livello1
Livello1

Procurando Atilio PIlati 06/04/1865

Messaggio da celsoluizjapiacu »

Bom dia tudo bem? Me chamo Celso e falo do Brasil.

Estou procurando ( a muito tempo) o certificado de batismo ou nascimento do meu trisavô Atilio Pilati.

É o unico documento que me falta para dar andamento ao meu processo, ja tenho todos os outros abaixo dele e inclusive o de casamento dele no brasil e obito no brasil. Todos em Curitiba-PR.

Atilio veio ao brasil em 1877 com 11 anos para a colonia Nova Italia, com os pais e os irmaos. Vou escrever abaixo todos os dados que eu tenho.

Atilio Pilati, filho de Pilati Leopoldo e Canali Maria, nascido em 06/04/1865.

Encontrei o documento do seu irmao, giusepe, em Acquanegra sul chiesa. Desde entao foquei minhas buscas em:

Comune de Aquanegra - busca negativa
Parrocchia de Aquanegra - busca negativa
Diocese de Mantova - busca negativa.

Depois dessas negativas eu nao sei mais onde procurar, e entao me indicaram esse site!

Agradeço desde ja a ajuda de voces, e ja digo que, caso encontre este documento aqui, eu estou disposto a fazer uma doaçao para alguma instituiçao de caridade.

crviero
Moderatore
Moderatore

Re: Procurando Atilio PIlati 06/04/1865

Messaggio da crviero »

Oi @celso, bom dia!

No site do Arquivo Público de Curitiba/PR encontramos a entrada da família em 1877.

http://www.arquivopublico.pr.gov.br/Pag ... Imigrantes

Está assim composta:
Número de ordem
064 - PILATI Leopoldo
065 - Antonia
066 - Attilio
067 - Anselmo
068 - Francesco
069 - Elisabetta

Consultando os registros do Comune di Acquanegra sul Chiese encontrei nos índices:
1867 - atto 20 - Anselmo Giuseppe, 17/03/1867, filho de Leopoldo di Domenico e Canali Antonia fu Francesco;
1870 - atto 45 - Elisabetta Maria, 09/09/1869, filha de Leopoldo di Domenico e Canali Antonia fu Francesco;
1872 - atto 34 - Francesco (não há imagens para este ano).

Assim, vê-se que a mãe consta como Antonia (e não Maria) nos dois registros verificáveis, assim como na lista de entrada.

Pode ser provável que Attilio esteja batizado com algum outro nome/nome composto/etc. e talvez por isso não o identifiquem.
Quando você solicitou o batismo, você informou exatamente esses dados: Atilio Pilati, filho de Pilati Leopoldo e Canali Maria, nascido em 06/04/1865.??

Pelo menos o nome Atilio, o nome da mãe e a data de nascimento podem não estarem corretos.

celsoluizjapiacu
Livello1
Livello1

ola tudo bem? obrigado pela resposta.

Sim, eu solicitei a pesquisa como Antonia Canali.

A data de nascimento dele eu consegui no Arquivo Publico do parana em uma solicitacao de RG feita pelo proprio Atilio.

Este arquivo me foi enviado pelo Arquivo publico do parana, onde consta a entrada na colonia tambem.

No Rg dele consta:

Atilio Pilati nascido em 06/04/1965
filho de leopoldo pilati e antonia canali pilati

Sera que o nome atilio foi abrasileirado?

celsoluizjapiacu
Livello1
Livello1

errata : nascido em [*]1865[*]

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

celsoluizjapiacu ha scritto:
venerdì 10 settembre 2021, 18:09
errata : nascido em [*]1865[*]
É, essa data de nascimento também pode estar errada, mesmo tendo sido o próprio Attilio quem a informou.

Tenho um avô que nasceu em 1902, mas no auto-registro de nascimento dele ele informou que foi em 1905. E na carteira de identidade dele estava dizendo que foi em 1900!

celsoluizjapiacu
Livello1
Livello1

@fermton vai ter essa sorte eim kkkkk

Alguma dica de onde mais posso procurar?

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

celsoluizjapiacu ha scritto:
sabato 11 settembre 2021, 23:02
@fermton vai ter essa sorte eim kkkkk

Alguma dica de onde mais posso procurar?
Ei, Celso,

O pessoal aqui entende mais que eu dessas pesquisas. Como disse o crviero, as datas (talvez procurar entre 1863 e 1866) e até o nome do Attilio podem ser um pouco diferentes.

Tenho outro exemplo também de um antepassado meu que se chamava Paolo Antonio. Daí, existem documentos em que ele é citado como Paolo, outros como Antonio e outros como Paolo Antonio.

Outro detalhe seria confirmar se os registros dos irmãos mais velhos do Attilio se encontram em Acqua Negra. Se não conseguir encontrar esses registros também, pode ser um indicativo de que a família morava em algum outro lugar antes de irem pra lá.

Assim, eu continuaria insistindo na paróquia de Acqua Negra, pois é possível que o pároco, ou o arquivista, não tenha feito uma pesquisa muito acurada, considerando esses detalhes.

celsoluizjapiacu
Livello1
Livello1

Olá fermton!

Sim, acontece a mesma coisa com o filho brasileiro do Atílio, meu bisavô. É José Avandro, as vezes só Jose, as vezes Avandro e no fim terminou como Evandro haha.

Sobre os irmãos do Atílio, ele era o mais velho nascido em 1865. Temos certidões de três irmãos mais novos dele que se encontram em Acquanegra inclusive com imagens no portal antenati.

Vou solicitar uma nova busca com essas datas !

Desde já muito obrigado !!

Rispondi